Mulheres que usam maquiagem ganham mais, aponta estudo

Pesquisadores analisaram o salário de 14.600 homens e mulheres.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a ciência, muitos fatores influenciam o seu salário: fumar, beber e até ser feminista pode afetar quando você recebe no final do mês. Ser bonito é um desses fatores - pode afetar até quantos amigos você faz no ambiente de trabalho.

Mas um novo estudo da Universidade de Chicago descobriu que a vantagem de ser bonito tem menos a ver com os seus genes e mais com o cuidado pessoal: cabelo, roupa e maquiagem.

Os pesquisadores analisaram o salário de 14.600 homens e mulheres e compararam esses dados com as notas dos entrevistadores, que avaliavam o quanto os participantes eram atraentes e bem cuidados.

As notas variavam de 1 (muito "não atraente"/mal cuidado) até 5 (extremamente atraente/bem cuidado). Tanto homens e mulheres considerados bonitos ganham 23% a mais que pessoas de aparência mediana.

Se forem muito bonitos, podem ganhar até 40% mais. Ainda que a beleza leve vantagem, pelo menos não existe punição por não ser bonito. Pessoas feias não tinham uma diferença estatística de salário com relação às pessoas de beleza média. Mas a grande novidade do estudo foi separar o que é ser bonito do que é ser bem cuidado.

Geralmente os dois eram considerados uma coisa só, mas quando os pesquisadores separaram os dois fatores, perceberam o ganho extra está mais relacionado a estar bem penteado, bem vestido e maquiado, no caso das mulheres, do que a ser atraente naturalmente.

A pesquisa confirmou de que o cuidado pessoal e a beleza física não necessariamente andam juntos. 11% dos participantes foram considerados mal cuidados, mas bonitos ou muito bonitos. Outros 5% eram muito bem cuidados, mas não eram atraentes.

Quem vai trabalhar mal cuidado ganha 18% a menos do que a média. No outro extremo, quem é muito bem cuidado ganha até 20% a mais.

Estar bem cuidada refletia em um ganho maior para as mulheres do que para os homens.

Uma mulher considerada menos atraente, mas muito bem cuidada, pode ter a mesma vantagem financeira que uma mulher bonita. Com os homens, não é assim.

Os pesquisadores destacam que o fenômeno é uma faca de dois gumes para a mulher.

Se ela pode conseguir ganhar mais com maquiagem e outros artifícios, isso não é só uma opção para ela - é obrigação.

Quase 100% da vantagem salarial que era atribuída à beleza sumia caso a mulher fosse mal cuidada.

Nos homens, essa relação era bem mais diluída - o fator "beleza" só dependia 50% do cuidado pessoal.

Ou seja, dá para ganhar mais que a média sendo bonito e mal cuidado, desde que o profissional seja homem.

O problema vai mais fundo: os pesquisadores concluem que, uma vez que o processo de se vestir e se maquiar adequadamente exige que a mulher preste atenção no seu entorno social, invista tempo e dinheiro e se conforme com o padrão social, essa ideia de estar "bem cuidada" acaba servindo como um controle do comportamento feminino no mercado de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES