Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Música Eficiente recebe estrutura tecnológica da Piauí Conectado

Cerca de 240 pessoas com deficiência são atendidas pelo projeto

Música Eficiente recebe estrutura tecnológica da Piauí Conectado
Projeto | Divulgação
Compartilhe

O Projeto Música Eficiente agora conta com mais recursos para continuar suas atividades durante a pandemia. A Piauí Conectado disponibilizou ao projeto uma estrutura tecnológica para que as aulas aconteçam com qualidade, sem oscilações e para que mais alunos sejam alcançados.

Cerca de 240 crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiência são atendidas pelo projeto, que promove o resgate à cidadania através da música e da musicoterapia. A música tem o poder de desenvolver habilidades, contribuir para o aprendizado e elevar a autoestima. Instrumentos como teclado, violão, ukulele, bateria, triângulo e pandeiro são usados nas práticas, exercitando o aprendizado de forma lúdica e descobrindo novos talentos. 

Para o professor João Gilberto, idealizador do Música Eficiente, o projeto continuou porque o isolamento é físico e não social. Então, novas metodologias foram pensadas para que as aulas chegassem até a casa dos alunos. O professor explica que a música tem um poder de transformação e é essencial que seja abordada nesse momento de pandemia, pois trabalha a linguagem, a sensibilidade, a razão, a criatividade, a socialização e promove integração entre corpo e mente.

“A música contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor, trabalha a inteligência e tira ansiedade. Facilita no processo de aprendizado de outras disciplinas, melhora o comportamento e trabalha o equilíbrio do corpo. A gente trabalha as três ferramentas: melodia, harmonia e ritmo. A melodia trabalha o emocional, a harmonia trabalha o racional e o ritmo trabalha o corpo”, explica o professor.

Atualmente, a professor atende 20 famílias por dia de forma virtual. Uma delas é a mãe Marta Jeanny e o filho João Emanuel, de 15 anos, que é autista. Eles participam do Projeto Música eficiente há um ano e conta que, mesmo com a pandemia, não deixou de ter contato com os professores e participar das aulas, que são muito importantes para o desenvolvimento comportamental do filho João Emanuel.

“O João Emanuel canta nas aulas. Ele está mais concentrado e melhorou a ecolalia. É muito importante continuar com as aulas on-line. É um momento do dia que ele já fica aguardando. Apesar de não serem aulas presenciais, para ele está sendo maravilhoso”, relata a mãe.

Por conta da pandemia, as aulas presencias do projeto tiveram que ser suspensas e passaram a acontecer por meio de plataformas de videochamada, que muitas vezes caíam durante os encontros virtuais. Com o notebook e plataforma Cisco Webex disponibilizados pela Piauí Conectado, as aulas vêm acontecendo sem interrupções.

Segundo Charlene Queiroz, Coordenadora de Projetos Sociais da Piauí Conectado, a iniciativa teve objetivo de auxiliar na continuidade das aulas on-line. A plataforma Cisco Webex dispõe de imagem, som e estabilidade. Além disso, através das aulas virtuais, é possível que o Projeto Música Eficiente alcance cada vez mais pessoas.

“É importante não deixar esses projetos pararem. Com a plataforma, o professor pode conseguir, através das aulas on-line, atender mais crianças que precisam. A tecnologia e conectividade são grandes aliados como forma complementar de ensino e isso foi evidenciado nesse período de pandemia”, pontua.

Sobre a Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), com o projeto Piauí Conectado. Durante a pandemia do coronavírus, a empresa vem desenvolvendo diversas ações de combate à doença.

O objetivo do projeto Piauí Conectado é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, com intuito de elevar o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar