Música Eficiente recebe estrutura tecnológica da Piauí Conectado

Cerca de 240 pessoas com deficiência são atendidas pelo projeto

Projeto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Música Eficiente agora conta com mais recursos para continuar suas atividades durante a pandemia. A Piauí Conectado disponibilizou ao projeto uma estrutura tecnológica para que as aulas aconteçam com qualidade, sem oscilações e para que mais alunos sejam alcançados.

Cerca de 240 crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiência são atendidas pelo projeto, que promove o resgate à cidadania através da música e da musicoterapia. A música tem o poder de desenvolver habilidades, contribuir para o aprendizado e elevar a autoestima. Instrumentos como teclado, violão, ukulele, bateria, triângulo e pandeiro são usados nas práticas, exercitando o aprendizado de forma lúdica e descobrindo novos talentos. 

Para o professor João Gilberto, idealizador do Música Eficiente, o projeto continuou porque o isolamento é físico e não social. Então, novas metodologias foram pensadas para que as aulas chegassem até a casa dos alunos. O professor explica que a música tem um poder de transformação e é essencial que seja abordada nesse momento de pandemia, pois trabalha a linguagem, a sensibilidade, a razão, a criatividade, a socialização e promove integração entre corpo e mente.

“A música contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor, trabalha a inteligência e tira ansiedade. Facilita no processo de aprendizado de outras disciplinas, melhora o comportamento e trabalha o equilíbrio do corpo. A gente trabalha as três ferramentas: melodia, harmonia e ritmo. A melodia trabalha o emocional, a harmonia trabalha o racional e o ritmo trabalha o corpo”, explica o professor.

Atualmente, a professor atende 20 famílias por dia de forma virtual. Uma delas é a mãe Marta Jeanny e o filho João Emanuel, de 15 anos, que é autista. Eles participam do Projeto Música eficiente há um ano e conta que, mesmo com a pandemia, não deixou de ter contato com os professores e participar das aulas, que são muito importantes para o desenvolvimento comportamental do filho João Emanuel.

“O João Emanuel canta nas aulas. Ele está mais concentrado e melhorou a ecolalia. É muito importante continuar com as aulas on-line. É um momento do dia que ele já fica aguardando. Apesar de não serem aulas presenciais, para ele está sendo maravilhoso”, relata a mãe.

Por conta da pandemia, as aulas presencias do projeto tiveram que ser suspensas e passaram a acontecer por meio de plataformas de videochamada, que muitas vezes caíam durante os encontros virtuais. Com o notebook e plataforma Cisco Webex disponibilizados pela Piauí Conectado, as aulas vêm acontecendo sem interrupções.

Segundo Charlene Queiroz, Coordenadora de Projetos Sociais da Piauí Conectado, a iniciativa teve objetivo de auxiliar na continuidade das aulas on-line. A plataforma Cisco Webex dispõe de imagem, som e estabilidade. Além disso, através das aulas virtuais, é possível que o Projeto Música Eficiente alcance cada vez mais pessoas.

“É importante não deixar esses projetos pararem. Com a plataforma, o professor pode conseguir, através das aulas on-line, atender mais crianças que precisam. A tecnologia e conectividade são grandes aliados como forma complementar de ensino e isso foi evidenciado nesse período de pandemia”, pontua.

Sobre a Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), com o projeto Piauí Conectado. Durante a pandemia do coronavírus, a empresa vem desenvolvendo diversas ações de combate à doença.

O objetivo do projeto Piauí Conectado é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, com intuito de elevar o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES