No primeiro dia de desfiles na Sapucaí, tem ode à favela e “Parada Gay” no Rio de Janeiro; fotos

Com enredos originais e até inovações das escolas, a Marquês de Sapucaí viu muita coisa

Desfile na Sapucaí no Rio | Ag news
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro reservou diversas surpresas ao público na avenida, na primeira noite de desfiles. Com enredos originais e até inovações das escolas, a Marquês de Sapucaí viu levitação de uma integrante em um carro alegórico do Salgueiro e homem-bala sendo disparado de canhão, cantou com as grandes campeãs que cruzaram a passarela do samba e viu, também, um problema com uma alegoria da Mangueira.

A verde e rosa celebrou as festas populares do Brasil e encerrou seu desfile exaltando a diversidade com a menção à Parada do Orgulho Gay, mas acabou danificando o topo de um carro alegórico, que entalou diante de uma torre de transmissão televisiva. Outro tema que chamou a atenção na Sapucaí foi da São Clemente, que contou a história das favelas no território nacional.

Império da Tijuca

​​Campeã da Série A de 2013, a escola contou a história dos instrumentos de percussão surgidos em terras africanas. A Império da Tijuca mostrou que foi com a chegada dos escravos africanos ao Brasil que o batuque se tornou conhecido por aqui. Também foram lembradas atividades às quais o batuque está fortemente ligado: religiosidade, capoeira, dança do fogo, congada, folia de reis, bumba meu boi, frevo e maracatu.

Grande Rio

A escola exibiu um enredo com a história do município de Maricá sob os olhos da cantora paulista Maysa, que na década de 1970 se refugiou no litoral fluminense. O desfile teve direito até a homem-bala na avenida, além da atriz Christiane Torloni como rainha da bateria e da lenda do lobisomem contada pelos foliões. Em 2014, Maricá, na região dos Grandes Lagos, completa 200 anos.

São Clemente

O enredo ?Favela? foi uma ode às comunidades, mencionando diversas características das pessoas que lá moram. A escola retornou à Guerra de Canudos, no sertão da Bahia no final do século XIX, para contar a origem do termo e discorreu sobre características marcantes do população. A São Clemente deu espaço a outros estilos musicais, como o rap e o funk ? até cantores de funk, como a MC Marcelly, do sucesso Bigode Grosso, foram homenageados em um carro alegórico.

Mangueira

A Marquês de Sapucaí virou um salão para as principais festas populares da cultura brasileira. A Estação Primeira de Mangueira colocou na avenida um enredo para celebrar não apenas o Carnaval, mas todas as comemorações de rua de norte a sul pelo território nacional ? de celebrações religiosas, como as oferendas a Iemanjá, à Parada do Orgulho Gay. Um dos carros alegóricos entalou em uma torre do sambódromo e acabou se danificando, o que pode prejudicar a agremiação na apuração das notas.

Salgueiro

A ideia da escola era recontar a relação do ser humano com o planeta Terra no enredo ?Gaia ? A vida em nossas mãos?, desde os mitos da criação até o futuro da civilização, mas a grande atração da Acadêmicos de Salgueiro ficou por conta da primeira alegoria. Uma componente da escola levitou na avenida, flutuando sobre uma representação do globo terrestre. A escola deixou a Sapucaí sob os gritos de ?é campeão?, entoados pelos próprios integrantes da agremiação.

Beija-Flor

Última escola de samba da primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a Beija-Flor de Nilópolis colocou na avenida uma homenagem a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor geral da TV Globo. "O astro iluminado da comunicação brasileira? foi o título do enredo, que se misturou com a história da comunicação e que teve a presença de vários atores e apresentadores globais, como Fausto Silva, Renato Aragão, Léo Batista, Toni Ramos, Antônio Fagundes e Angélica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES