Nutricionista recomenda o que comer para não perder o pique durante o carnaval

Ela alerta que o mais importante, durante o carnaval, é se alimentar.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


O período do carnaval é excelente para quem pretende gastar energias. A nutricionista Flávia Morais, durante entrevista ao programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, explica que essas energias devem ser recarregadas. Ela alerta que o mais importante, durante o carnaval, é se alimentar.

"O primeiro ponto é não esquecer de comer. Nesta época, a gente gasta energia e é preciso repor para ter pique e disposição", destacou ela. Outras recomendações são tomar um café da manhã reforçado e variado, se alimentar a cada três horas e levar opção de lanche como fruta seca ou barra de cereal para não ficar sem se alimentar. Os alimentos que dão energia são fontes de carboidrato, como as frutas e as massas integrais, preparadas com menos gordura.

Na rua, prestar atenção às condições de higiene no preparo e estocagem dos alimentos. Alimentos gordurosos, como frituras ou com recheios cremosos, como carnes ou camarão, devem ser evitados. Os foliões devem optar por açaí, tapioca e sucos de frutas.

Flávia Morais lembra que é preciso se hidratar bastante. São necessários, no mínimo, dois litros de líquido por dia (água, chás, sucos, água de coco). Tomar bebida alcoólica com moderação, sempre intercalada com o consumo de bebida não alcoólica. Sobre os energéticos, a nutricionista alerta que são, na maioria, à base de cafeína e o excesso pode causar hipertensão arterial e taquicardia.

Devem ser consumidos com moderação e sem associar à bebidas alcoólicas. Em caso de ressaca, alimentar-se com alimentos leves e de fácil digestão para ajudar o fígado a eliminar o álcool do organismo. É recomendável muito líquido e frutas como melancia.

O suco verde pela manhã tem efeito depurativo e desintoxicante. Chás de sabor amargo (boldo e carqueja) também ajudam no trabalho do fígado, além dos chás de camomila e hortelã, que melhoram o processo digestivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES