O batom vermelho está de volta dando “poder”

A publicitária Lucinéia não usa porque o marido acha horrível

Boca com batom vermelho. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O decano jornal inglês The Times dedicou recentemente um espaço de sua colunista Edwina Ings-Chambers (nome mais britânico, impossível) para falar da nova moda entre as moças bretãs, totalmente na contramão da corrente nude: usar batom vermelho. Na terra da rainha verifica-se uma queda de 4% na venda de gloss e um crescimento de 3% na de batom. Marcas como Mac, Dolce & Gabbana e Dior apostam na tendência também. E no meio de tantas justificativas sobre o porquê das bocas cor de rubi, envolvendo da crise econômica de 1998 à moda do chique austero, surge a declaração da cantora e mulher que nunca envelhece Cindy Lauper resumindo tudo: "batom é símbolo de feminilidade e força interna".

"Eu acho o batom vermelho maravilhoso porque ele dá uma sensação de lábios carnudos dentro da concepção física e de poder no aspecto psicológico. Para muitas mulheres permitir¿se usar o batom vermelho é sinal de autoestima elevada e dizer para si mesma "sim, eu posso", pois provoca sensação de segurança, de ser sexy, de ser feliz e de ser resolvida consigo" afirmou a professora de pompoarismo Lu Riva. É muito interessante notar que, conversando com algumas mulheres brasileiras por um dos sites de rede social, nota-se que a rejeição pelo batom vermelho é justamente provocada pelas qualidades apontadas por quem gosta da cor.

A consultora Vivien é uma que nunca usou a cor. "Acho o batom vermelho provocante demais. Se quero arrasar na maquiagem prefiro caprichar nos olhos e deixar a boca mais discreta. Mas acho que em mulheres bem claras ficam bem porque dá um contraste no tom de pele" disse à reportagem. A executiva de uma empresa de fragrâncias, Deise, apesar de gostar e usar batons de cores fortes, acha que dá a sensação de que a boca chega antes do corpo. Já a produtora Maria Luíza acredita que a mulher que usa batom vermelho tem de ter estilo, senão do sensual vai pro brega ou vulgar. E complementa: "acho que, apesar de trazer sensualidade, vem com um "ar falso" de mulher produzida. E pra beijar é uma meleca, porque fica borrado. Tenho a leve impressão que homem detesta ficar sujo de batom. É verdade?".

Em termos. A publicitária Lucinéia não usa porque o marido acha horrível. E os dois únicos homens que se dispuseram a dar seu parecer sobre o batom vermelho se dividiram. O executivo Ronaldo detesta porque não quer sentir gosto de frutas, nem ter a sensação de "extura de graxa" na boca. Já o profissional de vendas Marcelo acha que o batom transmite o calor da mulher, é sofisticado e a noite promete quando a menina está com um vestido decotado, salto alto e uma bela boca com lábios vermelhos. Só que ele alerta, não são todas que sabem quando e como usá-lo.

E é aí que reside o problema, como e quando usar. O batom vermelho combina com o ambiente de trabalho ou é exclusivo para a noite? Segundo a consultora de imagem Lilian Riskala, ele é ideal para sair, mas não para trabalho, a não ser que seja um leve toque de batom vermelho com tom opaco. "Aquele vermelho paixão e brilhante é para ocasiões sociais", disse a especialista. Em compensação, a consultora de RH Dulce Salles não descarta o batom vermelho no escritório, mas faz ressalvas: "depende dos "complementos". Batom vermelho pede maquiagem levíssima durante o dia. Ele quebra uma roupa sóbria e enfeita a dupla jeans e camiseta. Na era do nude, uma cor é sempre bem-vinda". A executiva de marketing Mônica concorda: "no ambiente de trabalho a mulher tem de combinar o trio roupa-maquiagem-fragrância.

Então, se a mulher trabalha com roupas mais formais, sem dúvida que o batom vermelho não colocará em risco sua reputação. Se é do tipo de mulher que trabalha informal, com blusas mostrando sutiã (muito na moda hoje em dia), o batom pode ser um sério - ainda que involuntário - inimigo à fama da menina". E já que estamos falando de imagem, a designer Carolina não perdoa certos deslizes. Acredita que se a mulher é feia, não deve usar um acessório que chamará mais a atenção à sua feiúra e que nesses casos, o batom deve ser de outra cor.

Uma coisa é certa, por mais que a pessoa não goste, o batom vermelho confere à mulher um poder adicional à sua personalidade. E, sim, estará sempre relacionado com sensualidade e sexualidade, por isso é preciso de bom senso para usá-lo. "O vermelho por ser uma cor quente é relacionado a tudo que é gostoso e é extremamente sensual. Uma mulher com batom vermelho pode ter certeza que a noite será maravilhosa, e se permitirá colocar para fora a deusa que encanta e hipnotiza, e ser maestrina dessa grande sinfonia que se chama amor. É dar o tom e o toque. É saber conquistar", disse Lu Riva. E pode apostar que muitos homens, assim como eu, assinam embaixo disso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES