“O Palhaço” é o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar

A nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, parabenizou o ator no Twitter pela indicação.

Paulo José e Selton Mello como os palhaços Puro-Sangue e Pangaré, em cena de "O Palhaço". | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O longa-metragem "O Palhaço", dirigido pelo ator Selton Mello, é o filme nacional indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio, após mais de duas horas de deliberações.

"O Palhaço" disputava a vaga com outros 15 filmes brasileiros, entre eles ?Xingu?, de Cao Hamburguer, ?Billi Pig?, de José Eduardo Belmonte, ?Heleno?, de José Henrique Fonseca e ?Paraísos Artificiais? - Marcos Prado.

"Foi uma escolha muito difícil. O filme "O Palhaço" consegue aliar tanto questões de um filme autoral, como de filmes para grande público, o que é uma novidade para o cinema brasileiro", disse Flavio Tambellini, membro da Academia Brasileira de Cinema. "O longa tem bom roteiro, boa direção, bons personagens e um sucesso de público. Une a parte do cinema com a parte dos negócios", comparou Carlos Eduardo Rodrigues, ponderando que é "difícil dizer o que os americanos vão querer ver daqui a seis meses". Para Ana Paula Dourado Santana, secretária do Audiovisual, a indicação já é um prêmio: "é um aval de que o filme pode dar mais passos e ir ainda mais longe". "Emociona como obra, mas também como questões inegáveis como as atuações de Selton e Paulo José", disse Ana Paula.

A nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, parabenizou o ator no Twitter pela indicação. "Parabéns Selton Mello pela escolha de "O Palhaço" para representar o Brasil no Oscar 2013", declarou.

Premiado no Festival de Paulínia ? com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e recebeu 13 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que acontece no dia 15 de outubro.

Entre os internautas do UOL, "O Palhaço" também era o favorito para ser o representante brasileiro ao Oscar. Dentre os mais de 3 mil votos obtidos na enquete de UOL Cinema, 34% deles foram para o longa dirigido por Selton Mello.

Em 2011, a comissão levou poucos minutos para decidir sobre o indicado. "Tropa de Elite 2" foi visto por 12 milhões de pessoas, o filme mais visto na história do país. Não tinha como justificar outra escolha", comparou Carlos Eduardo Rodrigues.

Os brasileiros no Oscar

A próxima cerimônia de entrega do Oscar acontece em 24 de fevereiro de 2013 e será a 85ª premiação anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. A lista com os cinco indicados para disputar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro só será conhecida em janeiro de 2013. Pela primeira vez, a votação será eletrônica, o que pode aumentar as chances de filmes mais ousados. Em 2012, o filme vencedor na categoria foi o iraniano "A Separação".

Em 2012, "Tropa de Elite 2" foi o escolhido para representar o país na vaga a melhor filme estrangeiro, mas o longa de José Padilha não chegou a concorrer ao Oscar. Nos anos anteriores, os brasileiros indicados para uma vaga foram "Lula, o Filho do Brasil", em 2011, "Salve Geral", em 2010, "Última Parada 174", em 2009, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", em 2008, "Cinema, Aspirinas e Urubus", em 2007, e "2 Filhos de Francisco", em 2006.

Quatro filmes nacionais já foram indicados à categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, mas nenhum levou a estatueta: ?O Pagador de Promessas?, ?O Quatrilho?, ?O Que é isso, Companheiro?? e ?Central do Brasil?. ?Cidade de Deus? concorreu em outras quatro categorias: diretor (Fernando Meirelles), roteiro adaptado, edição e fotografia. ?Uma História de Futebol?, de Paulo Machline, foi indicado como melhor curta-metragem. Em 2011, a coprodução brasileira "Lixo Extraordinário" disputou a categoria de melhor documentário em 2011, vencida por ?Trabalho interno? (Inside Job), de Charles Ferguson.

Os concorrentes de "O Palhaço"

Outros países já indicaram seus representantes ao Oscar 2013. O francês "Os Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache,o sul-coreano "Pietà", de Kim Ki-duk, o austríaco "Amore", de Michael Haneke, e o croata "Cannibal Vegetarian", de Branko Schmidt, estão disputando uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro, junto com "O Palhaço".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES