Orquestra de Bandolins de Oeiras circula o Piauí

A orquestra nasceu da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Do

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ir além das aulas, no Sobrado Major Selemérico, e da cidade de Oeiras, já é realidade para os novos talentos que tocam bandolim, instrumento tradicional da primeira capital do Piauí. A Orquestra de Bandolins de Oeiras está circulando o estado e se apresenta nesta quinta-feira (06), em Teresina, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), às 12h. Os concertos também ocorrem em Piripiri, na sexta-feira (07), e Parnaíba, no sábado (08), e encerram a turnê em Oeiras, no dia 14.

A orquestra nasceu por meio da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico. Atualmente, a escola atende 25 alunos, sendo que 13 deles estão se apresentando pelo Piauí em turnê com a orquestra. O grupo, composto por jovens que têm entre 9 e 13 anos de idade, já se apresentou em Floriano, Corrente e Bom Jesus.

“No sul do Piauí, o grupo foi recebido com teatros lotados. Muita gente não conhecia a tradição musical de Oeiras e foram levados pela curiosidade e encanto, por se tratar de uma orquestra de crianças. Esperamos uma receptividade ainda maior na segunda parte da turnê”, conta o professor Herbert Vinícius.

O repertório do concerto valoriza gêneros da música brasileira, do samba ao baião. A música oeirense também está representada com canções de Possidônio Queiroz, artista piauiense que possui valsas comparadas a grandes compositores do mundo.

“Entre uma música e outra, eu também conto um pouco a história do instrumento”, explica Herbert Vinícius que também conta que todos os shows estão sendo gravados. “A ideia é a gente juntar tudo e depois gravar um CD, o show é para o Piauí e o Brasil ver”, conclui o professor.

A circulação da Orquestra de Bandolins de Oeiras faz parte do projeto da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), de apresentações culturais por todo o Piauí. Todas as apresentações são realizadas em centros culturais revitalizados nos últimos três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES