Orquestra de Violões é alternativa para jovens em Teresina

Os ensaios da Orquestra acontecem uma vez por semana.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos meios mais eficazes de afastar crianças e adolescentes da criminalidade é oferecer ações sócio-culturais que apresentem perspectivas diferentes em suas vidas. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves disponibiliza cursos gratuitos, nas mais diversas áreas culturais, pela cidade.

Um exemplo dessas ações é a Orquestra de Violões de Teresina, um conjunto musical oriundo do projeto “Violão na Escola”, que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino, aulas de musicalização por meio do violão, proporcionando aquisição de conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental. Atualmente o “Violão na Escola” atua em 10 instituições da rede pública municipal de Ensino, com capacidade para atender aproximadamente 400 alunos.

Aqueles que mais se destacam no projeto passam a integrar a Orquestra de Violões. Assim, ela se torna uma vitrine para o talento desses jovens e como fonte de inspiração para suas vidas. De acordo com Ravi Annel, coordenador do projeto, muitos alunos que já passaram pela Orquestra continuaram interessados na carreira musical. “O projeto já existe desde 2007 e no decorrer desses anos muitos alunos que saíram da escola continuaram seu interesse musical e hoje fazem curso de música na Universidade Federal ou montaram grupos instrumentistas. Pra nós isso é um imenso prazer”, comenta.

Os ensaios da Orquestra acontecem uma vez por semana, no Palácio da Música. Tanto os ensaios, como as aulas do projeto “Violão da escola” são programados para ocorrerem sem que haja prejuízo para o aluno na aprendizagem dos demais conteúdos didáticos.

Em seu repertório, a Orquestra de Violões mescla composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim, a maioria tocadas com arranjos próprios e de compositores renomados do meio violonístico. O conjunto já se apresentou em diversas ocasiões como no Festival de Violão, aniversário da cidade de Teresina e no projeto “Concertos Matinais” do Palácio da Música.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES