A partir de sexta-feira (19), a Parada de Cinema #7 acontece no Espaço Multicultural Stouradas, centro de Teresina. Serão três dias de exibições de filmes e documentários que retratam a nova produção do cinema brasileiro contemporâneo. 

E não fica só nisso. A programação conta ainda com bate-papo pós-sessões, exposições, oficinas e shows musicais - tudo gratuito em evento aberto para o público.

No casarão, que faz parte do conjunto histórico arquitetônico do centro da cidade, duas salas vão estar ocupadas com as exposições “Aparições de dança”, de Datan Izaká (PI) e “Milagres mistério”, de Bruno Moreno (SP). Os artistas, cujos trabalhos se aproximam mais da dança e da performance, foram convidados pela curadora, Tássia Araújo, para aproximar as linguagens ao audiovisual.

Aparições será uma das atrações do festival -Tássia AraújoAparições será uma das atrações do festival -Tássia Araújo

Contexto da pandemia

Ambos os trabalhos estrearam em 2021 - em exibições tímidas ou online, pelo contexto da pandemia. É a primeira vez que ganham apresentações contínuas durante três dias de festival. Bruno Moreno é artista residente do espaço CAMPO arte contemporânea - onde exibiu 

“Milagres mistério” pela primeira vez. Depois, deixou-o disponível na internet por dois meses. O trabalho também virou um diário de três dias em uma revista de investigações em práticas artísticas, a convite da Universidade de Madrid.

“Milagres mistério” é sobre o encontro de duas pessoas que lançaram sons para o mundo - e que foram mortas para não serem escutadas. A proposta simula uma possível conversa entre Stella do Patrocínio e Julius Eastman. 

Milagres e mistériosna programação dofestival - Maurício PokemonMilagres e mistériosna programação dofestival - Maurício Pokemon

Performances

”Aparições de dança” são fragmentos de uma performance iniciada entre maio e junho de 2021, por Datan Izaká, artista da dança. 

Além de conferir essas exibições nas galerias, quem for a Parada de Cinema também poderá participar do bate-papo com os artistas realizadores. No sábado, 20, às 18h, Bruno Moreno conversa com os visitantes. No domingo, 21, mesmo horário, é a vez do papo com Datan Izaká. 

“Fico pensando em como vai ser compartilhar com o público essa percepção do mundo que é menos narrativa e menos pautada nas lógicas que a gente tá acostumado”, comenta Bruno. “Dentro de um contexto de cinema vai ser interessante pensar, mas isso são só desejos”, completou. “O encontro vai ser algo que ainda não sei o que é, e é isso que é bonito”.

Parada de Cinema #7 - mostra de cinema brasileiro contemporâneo

19, 20 e 21 de agosto

Centro Multicultural Stouradas

18h - entrada gratuita

Confira a programação completa

19/08 sexta-feira

18h - Abertura do espaço e galerias

19h - Terra Nossa (Germano Portela e Milena Rocha)

19h30 - Encarnado (Ana Clara Ribeiro e Otávio Almeida)

20h - Bate-papo com realizadores (Germano Portela e Áureo Tupinambá)

21h - Show Tupi Machine

20/08 sábado

18h - Bate-papo com Bruno Moreno (“Milagres mistério”)

19h - Sonhos que envelhecem cedo (Poliana Oliveira)

19h30 - Água para Gregório (Thiago Furtado)

20h - Bate-papo com os realizadores (Poliana Oliveira e Eduardo Crispim)

21h - DJ Laís e PTK

21/08 domingo

18h - Bate-papo com Datan Izaká

19h - Telefone sem fio (Juhx)

19h30 - Povos das águas (Maria de Jesus Rufino)

21h - DJ Hiperbolar