Parada de Cinema #7 traz exposições que mesclam limite de linguagens

Duas galerias serão ocupadas com as exposições “Milagres mistério”, de Bruno Moreno (SP) e “Aparições de dança”, de Datan Izaká (PI)

Parada de Cinema irá movimentar a cidade durante três dias | Tássia Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de sexta-feira (19), a Parada de Cinema #7 acontece no Espaço Multicultural Stouradas, centro de Teresina. Serão três dias de exibições de filmes e documentários que retratam a nova produção do cinema brasileiro contemporâneo. 

E não fica só nisso. A programação conta ainda com bate-papo pós-sessões, exposições, oficinas e shows musicais - tudo gratuito em evento aberto para o público.

No casarão, que faz parte do conjunto histórico arquitetônico do centro da cidade, duas salas vão estar ocupadas com as exposições “Aparições de dança”, de Datan Izaká (PI) e “Milagres mistério”, de Bruno Moreno (SP). Os artistas, cujos trabalhos se aproximam mais da dança e da performance, foram convidados pela curadora, Tássia Araújo, para aproximar as linguagens ao audiovisual.

Aparições será uma das atrações do festival -Tássia Araújo

Contexto da pandemia

Ambos os trabalhos estrearam em 2021 - em exibições tímidas ou online, pelo contexto da pandemia. É a primeira vez que ganham apresentações contínuas durante três dias de festival. Bruno Moreno é artista residente do espaço CAMPO arte contemporânea - onde exibiu 

“Milagres mistério” pela primeira vez. Depois, deixou-o disponível na internet por dois meses. O trabalho também virou um diário de três dias em uma revista de investigações em práticas artísticas, a convite da Universidade de Madrid.

“Milagres mistério” é sobre o encontro de duas pessoas que lançaram sons para o mundo - e que foram mortas para não serem escutadas. A proposta simula uma possível conversa entre Stella do Patrocínio e Julius Eastman. 

Milagres e mistériosna programação dofestival - Maurício Pokemon

Performances

”Aparições de dança” são fragmentos de uma performance iniciada entre maio e junho de 2021, por Datan Izaká, artista da dança. 

Além de conferir essas exibições nas galerias, quem for a Parada de Cinema também poderá participar do bate-papo com os artistas realizadores. No sábado, 20, às 18h, Bruno Moreno conversa com os visitantes. No domingo, 21, mesmo horário, é a vez do papo com Datan Izaká. 

“Fico pensando em como vai ser compartilhar com o público essa percepção do mundo que é menos narrativa e menos pautada nas lógicas que a gente tá acostumado”, comenta Bruno. “Dentro de um contexto de cinema vai ser interessante pensar, mas isso são só desejos”, completou. “O encontro vai ser algo que ainda não sei o que é, e é isso que é bonito”.

Parada de Cinema #7 - mostra de cinema brasileiro contemporâneo

19, 20 e 21 de agosto

Centro Multicultural Stouradas

18h - entrada gratuita

Confira a programação completa

19/08 sexta-feira

18h - Abertura do espaço e galerias

19h - Terra Nossa (Germano Portela e Milena Rocha)

19h30 - Encarnado (Ana Clara Ribeiro e Otávio Almeida)

20h - Bate-papo com realizadores (Germano Portela e Áureo Tupinambá)

21h - Show Tupi Machine

20/08 sábado

18h - Bate-papo com Bruno Moreno (“Milagres mistério”)

19h - Sonhos que envelhecem cedo (Poliana Oliveira)

19h30 - Água para Gregório (Thiago Furtado)

20h - Bate-papo com os realizadores (Poliana Oliveira e Eduardo Crispim)

21h - DJ Laís e PTK

21/08 domingo

18h - Bate-papo com Datan Izaká

19h - Telefone sem fio (Juhx)

19h30 - Povos das águas (Maria de Jesus Rufino)

21h - DJ Hiperbolar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES