Ator Paulo Vilhena fala sobre sua má fama: “Acho que cometi alguns erros”

Paulo Vilhena cresceu. E amadureceu, ele enfatiza.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele agora prefere ser tratado sem o diminutivo no nome. ?Já tô com 35 anos, né??, explica, com um sorriso maroto. Pois bem. Paulo Vilhena cresceu. E amadureceu, ele enfatiza. Quinze anos depois de estrear na TV na pele de Gustavo, o bom moço que conquistava o coração de Sandy (na vida real e) no seriado que ela protagonizava com o irmão Junior, o ator encara aquele que considera o seu maior papel na TV: Marco Aurélio Baroni, o bandido calculista e audacioso de ?A teia?. O seriado policial estreia na Globo, na próxima terça-feira.

? Tem ator que fica na expectativa a vida inteira e o grande personagem não chega. Para mim chegou numa hora em que eu estava pronto para recebê-lo, maduro, com gente ao meu redor dando total apoio e estrutura ? comemora o ator, com performance irrepreensível na pele do bad boy.

Até então reservado para o elenco de ?Amor à vida?, Paulo foi convocado pelo diretor Rogério Gomes, o Papinha, para uma reunião às pressas, no início do ano passado:

? Recebi uma mensagem urgente no celular, ao chegar de madrugada, em São Paulo, da viagem de réveillon. Poucas horas depois, já estava no Rio para conversar com o Papinha. Ele me apresentou o projeto da ?Teia? e perguntou se eu topava participar. Lembro direitinho da dica que deu sobre o Marco Aurélio: ?Sabe aquele cara legal, que mesmo que só faça merda as pessoas se amarram? Então, é ele!?.

Paralelamente, o diretor geral já intercedia junto aos poderosos da Globo para levar Vilhena para seu time.

? Eu e os autores (Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani) queríamos muito o Paulo para o seriado. A figura dele era adequada ao personagem. Conversamos na empresa para ver a possibilidade de troca e foi sensacional ? empolga-se Papinha, amigo do ator de longa data: ? A primeira novela do Paulo, ?Coração de estudante? (2002), foi comigo. Fiquei surpreso com a qualidade do trabalho em ?A teia? e com sua evolução como ator.

Inteligente e sedutor, Marco Aurélio Baroni, o personagem, é filho de uma família curitibana de classe média alta, que largou a faculdade de Engenharia para se aventurar no crime. Seu grande feito é o roubo de uma carga de 61kg de ouro, na pista do aeroporto internacional de Brasília, acompanhado por oito comparsas. A ousadia deixa as autoridades perplexas e desafia Jorge Macedo (João Miguel), um policial federal afastado e desacreditado da carreira.

? O que mais me impressiona no Baroni é a inteligência. É um cara que não precisava ser criminoso, mas sente um prazer enorme nisso. A ambição e a adrenalina falam mais alto, mexem com a autoestima dele. E ele nem é tão mau assim ? adianta Vilhena, explicando que Marco Aurélio trata a amante Celeste (Andréia Horta) e a filhinha dela, que também considera sua, com a maior delicadeza do mundo.

E pensar que Vilhena poderia estar dando pinta na novela das nove...

? Eu seria o Niko. Já estava com essa história na cabeça: um gay que tem um restaurante e se envolve num triângulo amoroso com um homem e uma mulher. Até tinha conversado com o Marcello (Antony, o Eron da história). Virou tudo de ponta-cabeça e acabei seduzido pelo Marco Aurélio (risos) ? brinca Vilhena.

Com o novo papel, Paulo quer deixar para trás uma fase conturbada na carreira, quando era mais lembrado por seus entreveros com os paparazzi e a mídia do que pelos trabalhos que realizava. É como se o papel de vilão da história transmutasse da realidade para a ficção, e só nela ficasse.

? Acho que cometi alguns erros, mas graças a Deus e a mim consegui reverter isso. Talvez eu estivesse tentando me proteger demais. Se eu tivesse me aberto um pouco, fosse mais leve nesse trato... Tenho sacado que às vezes é melhor chegar no sapatinho e trocar uma ideia, levar no sorriso, na brincadeira. Faz tanto tempo que eu não vejo os paparazzi que estou tendo até saudades ? abusa do fair play, para logo depois voltar a falar sério: ? O lance é que eu era muito novo, e na minha época não tinha esse aparato que os artistas têm hoje em dia, com assessor de imprensa, assessor de imagem... Era eu por mim mesmo. Mas acho que tudo o que aconteceu me ajudou em vários aspectos. Eu me tornei um cara melhor não só na minha profissão como também nas minhas relações pessoais.

Quando o assunto é o famoso episódio em que deu uma cusparada no então repórter do ?CQC? Rafael Cortez, ao ser incitado a provar sua ?macheza?, Paulo Vilhena faz mea-culpa:

? Foi uma bela atitude? Não, não foi. Mas o que eu estava passando ali, o que eu estava sentindo, ninguém sabe. Realmente, as pessoas que viram, pais e mães de família, fãs, gente que gosta de mim devem ter achado um grande vacilo. Para essas pessoas eu pedi e peço desculpa.

Vilhena prefere contabilizar as vitórias a tomar conhecimento das possíveis perdas que o temperamento difícil possa ter provocado.

? Não sei dizer se a imagem que me atribuíram por esse tempo todo me prejudicou, se perdi papéis. Mas tudo o que tenho hoje é tão genuíno, tão meu... Ninguém me deu nada, ninguém me aliviou. Fui passando por tudo o que tinha que passar, da maneira que tinha que passar, e cheguei até aqui. Os carinhos, as porradas, veio tudo na hora certa.

Nesse processo, a terapia ajudou, e ainda ajuda. Mas, principalmente, a família e os amigos foram fundamentais.

? Eles estiveram sempre ao meu lado para tudo. Para o céu e para o inferno. Eles me puxavam a orelha, mas também me davam razão quando eu estava certo. Talma (Roberto Talma, diretor de núcleo) foi um cara que me pegou no colo várias vezes e falou: ?Velho, é isso aí. Você está no meio da arena, mas não mude. Continue sendo você mesmo, esse é o seu diferencial, é por isso que você é especial? ? lembra.

Mãe do ator, a empresária Marilena Vilhena, de 65 anos, conta que invasão de privacidade sempre foi um grande problema para o seu caçula:

? Ele não entendia que à medida que se tornava uma pessoa pública, sua privacidade seria invadida. E está tentando entender isso ainda, para ser sincera. Dependendo da forma que você chegar nele, ele vai se defender. Até com a gente, da família! Paulo acha que é o único responsável por sua própria vida, porque é independente desde os 17 anos, quando saiu de casa para ser modelo. Desde então, ele sempre foi autossuficiente, morou sozinho. A gente cria os filhos para isso: ter responsabilidade, liberdade, personalidade. Às vezes é acima da média, né?

Assim como o apoio, a crítica construtiva não demorou a chegar. Até dos amigos famosos.

? Paulinho sabe que não foi injustiçado. Revidava, foi rebelde. Mas é óbvio que se aproveitavam do temperamento e da imaturidade dele para instigá-lo à rebeldia ? acredita Eri Johnson, de 52 anos, ator boa-praça, relembrando sua história com o parceiro de churrascos e diversão: ?- Primeiro, descobri o Paulinho através da mídia. Pensei: ?Nossa, esse menino é levado!?. Certo dia, soube que éramos vizinhos. Começamos a nos aproximar e fui percebendo que ele era um cara família. Havia uma contradição ali. Ele comentava comigo: ?Pô, todo mundo gosta de você, pede autógrafo, se sente íntimo...?. E eu respondia: ?Isso pode acontecer com você também, cara! As pessoas têm um certo receio porque você vendeu a ideia de uma rebeldia que não faz parte da sua personalidade?. Hoje, me encho de orgulho do homem que ele se tornou.

A atriz Fernanda Rodrigues, de 34 anos, que confiou sua Luísa, de 3, ao apadrinhamento do amigo, pondera:

? Antigamente, Paulinho não sabia como lidar com algumas situações da profissão. Sua defesa era o ataque. Mas é uma das pessoas de melhor coração que eu conheço. É um amigo fiel. Ele e Luísa são apaixonados um pelo outro!

Garoto família

Dona Marilena está certa de que seu caçula será um pai sem igual:

? Paulo sempre foi muito ligado em criança. Agora, não sei se a paternidade estará associada a um casamento. Sou intuitiva, e uma vez sonhei que ele tinha uma filha chamada Manuela. Contei pra Thaila. Ela brincou: ?Então não vai ser comigo, porque eu só vou ter filho homem!?.

O rompimento, há pouco mais de três meses, do relacionamento que durava quatro anos não deixou inimizades. Vilhena se refere a Thaila Ayala, de 27, como ?uma querida?. Antes de levantar rumores sobre a separação, durante o réveillon, a atriz passou o Natal com a família do ex-marido.

? Brincamos, foi gostoso como sempre. Achei ótimo quando ele disse que continuaria respeitando a Thaila ? conta dona Lena: ? Paulo vive muito o exemplo que tem em casa. Sou separada do pai dele há 12 anos, e convivemos bem. Na vida, nada tem garantia de ser eterno, nem a própria vida.

Efêmera também foi a fama de galã, que Vilhena começou a construir em ?Sandy e Junior?, mas não levou adiante. O desvio foi proposital:

? Quando estava começando, vi muitos caras, como o Fabinho Assunção, incomodados com o estereótipo, tentando fazer outras coisas. Então pensei: posso ser galã, mas vou dar uma roupagem diferente. Em ?Coração de estudante?, eu pedi permissão e usei dreadlocks. Em ?A lua me disse? (2005), incorporei um palhaço como par romântico de Monique Alfradique.

Marilena Vilhena entrega: o filho não é vaidoso, ?apenas cuidadoso?:

? Ele está sempre de protetor solar, por causa da paixão pelo surfe. Mas só veste o que se sente bem. A fase de galã e ídolo teen já passou, né? Agora o assédio é mais tranquilo. Paulo continua bonito, charmoso e desejado, mas, principalmente, talentoso.

Dizendo-se ?tranquilão?, o ator não tem perdido o humor nem com os cabelos que insistem em rarear. Uma herança genética, do avô materno...

? Já tomei remédio e fiz tratamento (para crescer fios), mas é chatão. As entradas (na testa) não têm me incomodado. Sempre fui do tipo que olha no espelho e diz: ?É isso aqui que a gente tem pra jogo? Então é com isso que a gente vai jogar, e vai jogar bem?.

Pode isso, Arnaldo?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES