Personal trainer que venceu obesidade dá dicas para emagrecer

Barbara Eckonen emagreceu 20 quilos e dá 10 dicas de como alcançar o peso ideal

Barbara curte praia, na Flórida, onde mora | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um ano, a paranaense Barbara Eckonen deixou para trás 20 quilos e virou personal trainer de sucesso nos Estados Unidos somente com reeducação alimentar e exercícios físicos.

Abandonou fritura, sal e açúcar e hoje prefere alimentos frescos ao industrializados. Inseriu uma rotina diária de exercícios que inclui 45 minutos de treino aeróbico, divididos entre três ou quatro quilômetros de corrida e elíptico, além de seis exercícios diferentes alternados para cada grupo muscular.

Para quem quer, como ela, eliminar alguns quilos e enxugar a silhueta, a personal dá dicas certeiras:

1) Estabeleça metas a curto, médio ou longo prazo. ?No Ano-Novo temos que imaginar como queremos estar na Páscoa e depois como estaremos no ano seguinte?, recomenda. Dividir o objetivo parece mesmo o caminho mais certo para o sucesso. Pesquisadores do Centro Metodista de Tratamento do Peso, em Houston, EUA, descobriram que a dieta é mais eficaz quando feita em etapas.

?Todo mundo quer perder peso em 15, 30 dias. Mas o importante é manter uma meta longa e continuar no caminho para consegui-la?, afirma. Dentro dessa recomendação, ela também indica estipular quantas vezes por semana a pessoa irá frequentar a academia. ?O ideal é fazer pelo menos quatro vezes por semana, entre musculação e exercício aeróbico?, recomenda.

2) Comer de maneira saudável. ?Dieta é uma coisa que você faz durante 30 dias e depois abandona. É preciso adotar um estilo de vida saudável?,aconselha. Para Barbara, é preciso manter a linha durante toda a semana para poder se permitir um brigadeiro no final de semana. ?Prefira os produtos naturais sempre. Se vier em uma caixa, evite?, diz.

3) Reduzir o tamanho das porções. Mudar a qualidade do que se come é extremamente importante, mas reduzir é essencial. ?Mesmo comendo errado, se as porções estão menores, a pessoa já começa a emagrecer?, relata. A personal dá a dica para não se perder na medida: carnes em geral (peixe, frango, boi) devem ter o tamanho da sua mão aberta. Porções de arroz (de preferência o integral) ou outros carboidratos devem ser do tamanho da mão fechada.

4) Monte seu prato de forma consciente. O primeiro passo é incluir mais legumes e vegetais na dieta. ?O importante não é ter um monte de coisa diferente, mas sim concentrar três tipos de ingredientes: a proteína (carne magra, de preferência), vegetais ou legumes (salada ou abobrinha, por exemplo) e carboidratos (pão integral, arroz integral, quinoa, macarrão)?, revela.

5) Adeus, açúcar e trigo branco. Segundo ela, esses dois alimentos devem ser evitados a todo custo. ?Tudo o que tiver açúcar branco e trigo branco é veneno?, exagera. A dica é trocar o arroz comum, pelo integral, assim como a massa e o pão. Se precisar adoçar alguma coisa, prefira o mel, até desacostumar o paladar ao doce.

6) Evite a qualquer custo o refrigerante. ?Ele faz mal, engorda e incha a barriga?, afirma. Para matar a sede, prefira água, sucos naturais ou água de coco.

7) Hidrata-se bem. ?A pessoa precisa de pelo menos um galão de água por dia, ou seja, quase quatro litros. A água desintoxica o organismo, ajuda no metabolismo, tem vários benefícios?, afirma.

8) Suplementação de vitaminas. ?Suplemento é legal, especialmente para as mulheres. Mas devem ser aqueles desenvolvidos especialmente para elas. A mulher perde muito ferro, por isso ingerir vitaminas e minerais é interessante. Ômega 3, 6 e 9 também são essenciais?, aconselha.

9) Organize o tempo para academia. Para driblar a preguiça, Barbara recomenda sair do trabalho e ir direto para a malhação. ?Se for para casa, perde o pique?, diz. ?Deixe tudo arrumado e vá direto?, aconselha.

10) Dupla matadora. Para quem quer perder peso, não há outra forma: é preciso apostar na dupla exercícios físicos + musculação.

?Comece com 20 ou 30 minutos de aeróbico. Por ser caminhada na esteira, ou aula de dança, qualquer coisa que faça o batimento acelerar e você suar. Depois, faça séries simples de musculação?, indica.

A frequência deve ser de pelo menos três vezes por semana para quem está começando. Depois de duas semanas, acrescente um dia a mais de malhação. Com o tempo, em geral depois de um mês ou de 45 dias, os exercícios já estarão mais fáceis de serem realizados. Neste momento, a indicação é procurar por um professor de educação física que possa aconselhar um novo treino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES