Pessoas falam de rituais e das tradições que atraem a boa sorte para o ano novo

Desde a escolha da cor da roupa até comer romã, vale apostar nas mais diversas crenças

Crendicas para a chegada de 2014 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A passagem para o ano novo é sempre acompanhada de ritos, tradições e hábitos repletos de fé ou superstição. Entretanto, todas as ações possuem um objetivo comum, atrair a boa sorte e bênçãos para todo o ano que está chegando.

Nas religiões de matrizes africanas é muito comum que se lancem oferendas ao mar para os deuses e este ritual é repetido por muitas pessoas, mesmo as que não são religiosas.

Entretanto, o presidente da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda (Aspaja), Pai Rondinele de Oxum, as oferendas para Iemanjá e Oxum são as ações mais recomendadas para atrair prosperidade, mas para o ano de 2014, os deuses Iansã e Xangô merecem uma atenção especial, por serem os regentes do novo ano.

?Como o ano de 2014 será regido pelos deuses Iansã e Xangô, a cor do ano será vermelha, que é a cor do fogo, representando muito bem esses orixás. Recomendamos que qualquer peça vermelha seja usada na virada do ano?, disse Pai Rondinele de Oxum.

Para as pessoas que devem passar o réveillon em família e não terão possibilidade de lançar oferendas ao mar, comer uvas também é um ato que pode ajudar a trazer a prosperidade desejada.

?É importante que cada um coma uma uva, faça uma forte oração, acenda incenso e vela para o ajo da guarda pedindo muita proteção e bênçãos para o próximo ano. Mas o importante é que tudo seja feito com carinho e amor, pois a força maior é a do coração?, reforça o pai de santo.

Sobre as virtudes que prevalecerão no ano de 2014, o pai de santo anuncia a justiça e mudanças ágeis. ?Xangô é o deus da Justiça, por isso, o ano será propicio para renovações, mudanças.

Muitas coisas que antes estavam amarradas poderão ficar mais abertas. Quem estiver enfrentando demandas judiciais, pode se apegar a este orixá também. Já Iansã é a deusa dos raios e trovões, por isso, a tendência é que as coisas funcionem de forma mais ágil e aconteçam rapidamente?.

Numerologia a favor da boa sorte

Através da Numerologia Pitagórica é possível obter interpretações completas sobre as tendências e características do próximo ano. A numeróloga Suely de Souza concluiu a análise do que será o próximo ano.

"A cor do ano de 2014 será violeta, pois o ano será regido pelo número 7, o qual corresponde a essa cor. Pela cabala, o animal será o peixe, que deve ser usado de qualquer modo".

Embora o número seja considerado carregado de muitas superstições, é na verdade um número sagrado e representa o Ano Universal. Quanto à cor, ela deve estar presente no cotidiano desde já; o peixe pode ser utilizado através de suas representações gráficas, amuletos etc. (S.R.)

Pequenas simpatias X mudanças de atitudes

Entre as tradições e rituais mais populares e eficazes, comer uvas e romãs é uma delas para atrair mais dinheiro e "saúde financeira" para o ano que está chegando.

A jornalista Sara Vasconcelos, embora não se considere supersticiosa, não esquece de fazer a sua pequena simpatia para atrair dinheiro. "Eu sempre como a romã, guardo sete sementinhas na carteira e faço isso há muito tempo. Embora nunca tenha ficado rica (risos), nunca falta dinheiro na bolsa".

O professor de História, Mário André Cruz, reforça que para ele não existem tradições religiosas e simpatias que sejam mais eficazes que a mudança de postura diante da vida. Ele não é adepto dos rituais comuns na passagem do ano nem da superstição.

"Eu não critico as pessoas que têm esses hábitos e simpatias. O meu ritual é avaliar tudo que não estava certo e satisfatório e procurar não cometer os mesmos erros. Gosto de adotar mudança de vida a partir do ano novo. Acredito que isso tem sido muito importante no meu desenvolvimento", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES