Piauí participa da terceira fase do Festival Funarte Acessibilidade

Montagens do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Piauí integram terceira fase do Funarte Acessibilidança

Cia. de Dança Eficiente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança a terceira fase do Festival Funarte Acessibilidade com sete espetáculos da Região Nordeste. A abertura será nesta-feira, 28, às 20h, com o espetáculo Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte. O Piauí será representado pela montagem Plenitude, no dia 25 de agosto.

Em seguida, será apresentada a montagem Ensaio Sobre o Silêncio, de Pernambuco, no dia 4 de agosto. Maré - Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte, será encenada no dia 11. A agenda segue no dia 18, com o espetáculo Rio sem Margem, da Bahia.

Piauí participa do festival com o espetáculo Plenitude (Divulgação)

Em setembro, entram em cartaz: Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, fechando a presença da Região no festival.

As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ficam disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca) logo após o lançamento. 

O Festival Funarte Acessibilidança teve início em junho, com espetáculos premiados da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos. Os projetos contemplados nas demais regiões do Brasil serão apresentados até outubro.

Montagem Plenitude, do Piauí, será exibido no festival (Divulgação)

Espetáculo do Piauí levanta discussão em torno da estética

A Cia. de Dança Eficiente, de Teresina (PI) exibe a montagem Plenitude, no dia 25 de agosto. O espetáculo levanta a discussão em torno da estética da dança e permite que a dançarina com deficiência desenvolva e exponha seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar. 

“A pesquisa se dá  nas  diferenças,  nos  diferentes  corpos  que  se  comunicam  com  o  todo  social  pela  sua  presença,  unindo  uma  parte  que  não  necessariamente  encaixa  em  outra determinada  parte,  mas  que  comunica  o  estado  de  existir,  ocupando  seu  lugar  de direitos  e  deveres  comuns  a  todos,  criando  um  ponto  de  discussão sobre  como  são  os modos  de relacionar-se  com  esta  nova  presença,  que  necessita  de  adaptações estruturais  e mentais  para  o  bom  convívio  em  sociedade”, relata a companhia.

Para encerrar a programação da Região Nordeste, a Companhia Giradança, de Natal (RN), exibe a montagem Proibido Elefantes, dia 8 de setembro. A obra fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. “O modo como percebemos a realidade é resultante do diálogo que estabelecemos com ela. Nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar — a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante dele”, frisa o coletivo.

Agenda dos contemplados da Região Nordeste

Dia 28 de julho, quarta-feira, às 20h

Estreia com exibição do espetáculo Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (Rio Grande do Norte)

Dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20h

Montagem de dança Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa e bailarina Taciana Gomes (Pernambuco)

Dia 11 de agosto, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Maré – Versão virtual e acessível, do Coletivo CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas (Rio Grande do Norte)

Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20h

Montagem Rio sem Margem, do coreógrafo e bailarino Elísio Pitta (Bahia)

Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Plenitude, da Cia. de Dança Eficiente (Piauí)

Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h

Montagem  Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)

Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)

Agenda dos contemplados das demais regiões

Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro

Região Sudeste - Dia 13 de outubro      

Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)

Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES