Pimenta contém nutrientes que pode “esquentar” a vida a dois

A pimenta tem poder afrodisíaco: aquece o corpo e anima na “hora H”

Afrodisíaco | d
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fama de que alguns alimentos podem dar uma "turbinada" na vida sexual, estimulando a libido e o desempenho na "hora H" surgiu há séculos. Ovo de codorna, amendoim, chocolate e pimenta estão entre os mais populares. Mas será que funcionam mesmo?

"Não há prova científica de que um alimento funcione no tratamento de disfunções sexuais ou transforme a pessoa numa máquina de sexo. Mas muitos causam reações fisiológicas similares às do ato sexual, como aumento dos batimentos cardíacos e suor. Outros têm nutrientes que dão energia e ajudam na produção de hormônios sexuais, como zinco e selênio, presentes na ostra, por exemplo", cita a nutróloga Regina Mestre.

Quanto ao ovo de codorna e amendoim, Regina garante que tudo não passa de mito. "São calóricos e não causam reação fisiológica." Já pimenta e chocolate animam. "Pimenta age no fluxo sanguíneo, dando uma aquecida no corpo, daí o efeito afrodisíaco. Chocolate é energético, como catuaba e guaraná. E por conter teobromina, eleva o humor e dá sensação de prazer", explica.

Para aguçar os sentidos, especiarias são aliadas, pois produzem odores estimulantes. E há alimentos que, por parecerem com órgãos sexuais, podem despertar o desejo. "Banana, pepino, morango, pêssego e figo partidos ao meio... Isso tudo, num cenário romântico, atiça a imaginação", sugere a nutricionista Sylvia Pamplona.

O fotógrafo Augusto Navarro, 42 anos, conta que já comprovou os efeitos dos afrodisíacos. "Dão um pique extra. Sou fã de ostra. O corpo esquenta e fico com vontade de namorar." Já a atriz Rogéria Capetine, 29, aposta nas frutas vermelhas. "O morango está sempre no cardápio quando quero estimular o desejo sexual", revela.

Porém, é importante destacar que certos alimentos devem ser evitados, pois exercem ação nada propícia ao clima romântico: frituras e carnes gordas, que dificultam digestão; couve, repolho, couve-flor e leguminosas, como feijão, lentilhas e batata doce, que provocam gases pelo teor de fermentação; além de alho e cebola, que causam mau hálito.

Dieta correta e exercícios: disposição

O endocrinologista Michael Amorim destaca a importância da alimentação saudável aliada à prática de exercícios para o bom desempenho sexual. "Afrodisíacos atuam como coadjuvantes, não como um "viagra". Dieta equilibrada e hábitos saudáveis dão bem-estar e fazem o corpo funcionar bem", esclarece.

Para Pietro Carlo, professor de Educação Física da Acqua Fitness Club, quem se exercita ainda tem a auto-estima elevada. "A pessoa se sente mais confiante com o próprio corpo", comenta. "O ato sexual também envolve resistência, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório. Todos podem ser treinados com exercício", completa.

Veja o cardápio para aumentar o desejo sexual

Futas

Abacate, abacaxi, morango, figo, mamão papaya, açaí, banana, cacau: são fontes de vitaminas, antioxidantes e dão energia.

Ervas e temperos

Açafrão, baunilha, canela, cravo, mostarda, noz moscada, ginseng, pimentas de vários tipos: com seus aromas intensos e sabor picante, estimulam a circulação sanguínea e a libido.

Frutos do mar

Ostras, atum, camarão, salmão, mariscos e frutos do mar em geral: são os estimulantes mais poderosos. Ricos em zinco, iodo, selênio e fósforo, regulam a produção dos hormônios sexuais e, como contêm pouca gordura, aumentam a disposição para o sexo.

Óleos vegetais

Azeite, canola, girassol, milho, linhaça: fontes de ômega 6, dão energia para a mobilidade dos espermatozóides.

Mel e bebidas

Mel: rico em vitaminas, estimula a produção de hormônios sexuais.Guaraná: dá mais energia. Vinho: é rico em polifenóis, poderoso antioxidante. Uma taça de vinho relaxa e ajuda a estimular os sentidos.

Receita: Camarão do amor ao molho picante

Ingredientes

1/4 xícara (chá) de manteiga

1 xíc (chá) de salsão picado

1/2 xícara (chá) de pimentão verde picado grosso

2 col (sopa) de cebola picada

1/4 xícara de farinha de trigo

Sal e molho de pimenta

Páprica picante (a gosto)

Pimentas dedo de moça e do reino (a gosto)

2 col (chá) de molho inglês

4 xíc (chá) de camarão cozido

2/3 xícara (chá) de leite

1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Derreta a manteiga e refogue o salsão, o pimentão e a cebola por 5 min. Junte a farinha de trigo, o sal e o molho de pimenta, as pimentas, a páprica e o molho inglês. Mexa bem. Jogue o leite aos poucos. Cozinhe até engrossar. Tire do fogo. Adicione o camarão e misture. Despeje numa forma de alumínio e salpique com queijo. Leve ao forno por 40 min., ou até dourar. *Por Demétrio Oliveira, chef do restaurante Jerimum do Nordeste



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES