Poeta Jorge Salomão traz sarau do Rio de Janeiro para Teresina

O sarau acontece nesta sexta-feira no Clube dos Diários

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Receber a “navi”, criar conexões. O sarau lítero-musical Navilouca faz pousar em Teresina o poeta Jorge Salomão, agitador e ativista cultural, integrante do movimento Tropicalismo. Jorge – que é irmão do Waly Salomão - é criador de emblemáticas capas de discos de artistas brasileiros e trabalhou ao lado de Torquato Neto. Com participação especial da cantora Patrícia Mellodi, o sarau acontecerá no Clube dos Diários, nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas.

A proposta é trazer para Teresina a mesma proposta do sarau organizado por Jorge Salomão em centros culturais do Rio de Janeiro, integrando, e debatendo com artistas piauienses os caminhos para a poesia, além da contribuição para os artistas e a população.

Em Teresina, está agendada uma palestra “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”, no Teatro Torquato Neto, dia 23 de setembro, a partir das 16 horas.  Em seguida, haverá o sarau no Espaço Cultural Osório Júnior, no Clube dos Diários. O evento contará também com a presença do poeta Mardônio França, do Ceará.

Jorge Salomão é baiano de Jequié e foi um dos integrantes do movimento Tropicália nos anos de 1960, participando da revista Navilouca, criada por Waly Salomão e Torquato Neto. Ele publicou os livros “Mosaical” (1996), “O olho do tempo” (1997), “Campo da Amerika” (1998), “Sonoro” (1999), “Conversa de Mosquito” e “A estrada do pensamento”.

Em 2007, Salomão laçou o CD "Cru Tecnológico", no qual recita 21 poemas de sua autoria. Atualmente está com quatro livros prontos para serem lançados: “A estrada do pensamento” (ficção), “Conversa de mosquito” (poesia/filosofia), “Campo minado de flores” e Panacum.  Salomão tem músicas gravadas por Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Cassia Eller, Barão Vermelho, Zizi Possi e Zé Ricardo. É considerado artista de mil antenas e autêntica representação de misturas culturais; também é conhecido por quem trafega pelas jornadas artísticas Brasil afora, especialmente pelas noites cariocas.

Em novembro, completará 70 anos e iniciará as comemorações com o Sarau Navilouca, em Teresina. No Rio, uma série de eventos está sendo organizado para comemorar seu aniversário.  O sarau tem entrada gratuita e é realizado pelos coletivos Estação das Flores e Sarau Tensão, Tesão e Criação. O apoio é da Secretaria Estadual de Cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES