Poeta piauiense Torquato Neto recebe homenagem nos 50 anos de sua morte

Cantora lança tributo inédito ao poeta piauiense Torquato Neto, em CD duplo, dedicado à sua obra musical, com participações especiais

Patrícia Ahmaral lança tributo inédito ao poeta piauiense Torquato Neto | Kika Antunes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ontem, 9 de novembro, foi aniversário de um dos ícones da Música Popular Brasileira: Torquato Neto. O poeta, letrista, jornalista, cineasta e ator Torquato Neto nasceu em 9 de novembro de 1944, em Teresina. Após seu aniversário de 28 anos, cometeu suicídio, na madrugada de 10 de novembro de 1972, na sua casa no Rio de Janeiro, onde morava, desde 1962.

Torquato deixou um legado breve e plural, em jornalismo, poesia, cinema e composições. Segundo o poeta e pesquisador Marcelo Dolabela, Torquato é um dos poucos que se insere no seletíssimo grupo de artistas que, após a morte, tiveram mais obras lançadas do que quando em vida. Está ao lado de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Vinícius de Morais.

Patrícia Ahmaral  lança projeto em que faz homenagem a Torquato - Kika Antunes

Tropicalismo

Parceiro de Gilberto Gil e Caetano Veloso, é considerado um dos principais pensadores do tropicalismo. Torquato está na capa do LP-manifesto Tropicália Ou Panis Et Circense (1968) e assina duas faixas, Geléia Geral, com Gil e Mamãe Coragem, com Caetano.

Gal Costa, uma das cantoras que também fez parte de sua geração, faleceu nesta quarta-feira, 9 de novembro de 2022. Mais uma voz que silencia numa data que se liga ao artista piauiense.

Neste dia 10 de novembro chega às plataformas digitais de áudio o álbum ‘Um Poeta Desfolha A Bandeira’, de Patrícia Ahmaral  em que canta Torquato Neto - vol.1,  com a participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé.

Projeto da artisat chega às plataformas digitais nesta quinta-feira - Kika Antunes

Projeto

São nove faixas independentes com direção artística de Zeca Baleiro e direção musical de Rogério Delayon, Marion Lemonnier e Walter Costa. O projeto gráfico é assinado por Chico Amaral. Traz ainda fotografia de Kika Antunes e assistente Ester Antunes. O projeto foi gravado com recursos da Lei Aldir Blanc (2020) e através de campanha crowdfunding.

O vol.1, 'Um Poeta Desfolha A Bandeira', chega às plataformas digitais nos 50 anos da morte desse, considerado um dos maiores letristas da Tropicália. Vol. 2 sai em janeiro de 2023.

Álbum conta com participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé - Foto Andrea Nestrea

Encarte digital

A novidade é também um encarte digital. A partir do lançamento nas plataformas, o público poderá conferir letras, fichas técnicas, fotos e textos de apresentação em um encarte digital, com projeto gráfico do artista plástico Chico Amaral (Barcelona) e fotografias de Kika Antunes (Belo Horizonte-MG).

Patrícia Ahmaral lança tributo inédito ao poeta piauiense Torquato Neto, em CD duplo, dedicado à sua obra musical, com participação de Zeca Baleiro, Chico César e Jards Macalé.

“É um álbum aberto, com contribuições marcantes nas canções”, explica Patrícia  que ainda define com maestria o homenageado. 

“Acho que Torquato é uma figura singular na cultura brasileira, sem paralelo, por sua atuação múltipla como artista da poesia, cinema e jornalismo e pela forma como atuou, seja como agitador na cena, seja como criador, sempre na articulação permanente com a vanguarda. Suas colunas culturais são um legado inestimável”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES