Primeira edição do Turbulência Encontros de Danças estreia em Teresina

O encontro reúne criação, produção e formação em dança e tem programação gratuita

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se um corpo em movimento se comunica, que tipo de ruídos ele busca produzir? Quais inquietações quer lançar no mundo? Pensar em danças que fazem vibrar ideias e conceitos é a proposta do Turbulência Encontros de Danças, que acontece até o dia 20 de janeiro em Teresina.

Com apresentação de trabalhos em processo, estreia de espetáculo, oficina de criação em dança e residência artística, o encontro tem programação gratuita e acontece na Escola Estadual de Dança Lenir Argento e na Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho. O encontro iniciou no dia 09 de janeiro com a residência artística AT(R)ACAR e tem sua programação de apresentações, converseiro e mostra a partir do dia 18.

O objetivo é conectar criação, produção e formação, para fomentar a continuidade do fazer artístico e cultural em dança e suas conexões. Turbulência é agitação, ruído, desassossego – e não necessariamente algo ruim. Pensar em turbulências de corpos é sentir suas vibrações e como se lançam no mundo, como seu movimento ecoa, quais ruídos produzem e quais questões problematizam.

A programação do Turbulência Encontros de Danças é dividida entre a Oficina “The World”, a Mostra Turbulência, o Converseiro Turbulento e as Residências de Criação “Sorria” e AT(R)ACAR.

A oficina “The World” é aberta ao público a partir de 17 anos e será realizada do dia 17 a 20 de janeiro, das 15h às 18h, na Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Já a residência AT(R)ACAR acontece entre os dias 09 e 18 de janeiro, das 15h às 18h, com Datan Izaká/Redemoinho de Dança. Podem participar pessoas com alguma experiência em dança a partir de 16 anos. E do dia 09 a 15 de janeiro, o Turbulência Encontros de Danças também realiza a residência de criação do espetáculo "Sorria" com Amanda Oliveira, Hellen Mesquita, Ireno Júnior e Samuel Alvís/Danças Que Temos Feito.

A Mostra Turbulência acontece na Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho e vai apresentar os trabalhos em processo Maior que Nós, de Cleyde Silva (PI) e Mulher Melancia, de Janaína Lobo (PI) no dia 18 de janeiro, a partir das 19h. Já os trabalhos em processo Cangalha, de Josivan Luzes (PI), e AT(R)ACAR, de Datan Izaká/Redemoinho de Dança (PI), acontecem no dia 19 de janeiro, também a partir das 19h. No dia 20 a Mostra Turbulência apresenta a estreia do espetáculo “Sorria”.

Por sua vez, o Converseiro Turbulento, que acontece no dia 20 de janeiro às 20h, tem como público-alvo artistas participantes, equipe e público do encontro, enquanto a mediação fica por conta dos artistas e pessoas diretoras do Turbulência, Ireno Júnior e Samuel Alvís.

A programação completa do Turbulência Encontros de Danças está disponível nas redes sociais da plataforma Danças Que Temos Feito, no instagram @dancasquetemosfeito.

Turbulência Encontros de Danças é uma realização da Plataforma de Criação, Produção e Formação "Danças Que Temos Feito", através do Projeto Turbulência, aprovado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) 2022, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (SECULT) e Armazém Paraíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES