Projeto de Lei incentiva economia e cultura por meio da Arte Santeira

Nesta primeira semana de março, o Piauí celebra a Semana Estadual de Valorização da Arte Santeira.

Arte santeira do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data foi instituída pela Lei Nº 7.695/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), em homenagem ao mês de nascimento de José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, escultor que é a principal referência nesse estilo de arte. O parlamentar destaca que a Semana de Arte Santeira do Piauí busca, sobretudo, proteger a identidade cultural do povo piauiense, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento econômico do setor e a comercialização da produção dos artistas santeiros. A Arte Santeira do Piauí tem destaque nacional e internacional.

“O Piauí é conhecido pela sua Arte Santeira, uma das nossas principais características. A Semana da Arte Santeira visa valorizar essa manifestação cultural e incentivar a produção e divulgação. Para tanto, a nossa homenagem ao Mestre Dezinho, que criou um estilo único e influenciou várias gerações de artistas”, destaca Franzé. Discípulo de Mestre Dezinho, o escultor santeiro Joaquim José Alves, Mestre Kim, observa que, cada escultura produzida vale entre R$ 5.000 a R$ 30.000, pelo menos, a depender do tamanho e do grau de complexidade. Kim, que é sobrinho e genro de Dezinho, é herdeiro e curador do estilo do Mestre do Piauí.

Estímulo para arte santeira

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Piauí tem potencial para ampliar e exportar Arte Santeira para outros países, sobretudo nações católicas, como a Itália, França, Espanha e a Polônia, de maneira a transformar o trabalho artístico também em fonte de emprego e renda para os artesãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES