“Público está pronto”, diz autor sobre beijo gay na estreia de Babilônia

Sem pretensão de causar alarde, o folhetim dá, no entanto, um passo a frente em relação a suas antecessoras.

Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro estreiam na próxima novela | Estevam Avellar/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Personagens gays já fazem parte do vocabulário das novelas recentes, mas beijar ainda é um verbo pouco conjugado pelos homossexuais nos folhetins. Quando acontece, é só depois de "preparar" os telespectadores por meses a fio antes de mostrar um momento mais íntimo entre eles. "Babilônia", que estreia na próxima segunda-feira (16), no horário nobre, quebra todas as regras, ao mostrar um selinho do casal Teresa (Fernanda Montenegro) e (Nathalia Timberg) logo na estreia.

Sem pretensão de causar alarde, o folhetim dá, no entanto, um passo a frente em relação a suas antecessoras. Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) só se beijaram no último capítulo de "Amor à Vida"; Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo), na semana final de "Império"; e Clara (Giovanna Antonnelli) e Marina (Thaís Müller), após meses de relacionamento na novela "Em Família".

"É um beijo de duas mulheres que estão casadas há 35 anos, e foi escrito no primeiro capítulo justamente pra quebrar com a expectativa, pra não ficarem perguntando: 'Vai ter beijo?'", afirma Ricardo Linhares, que escreve a novela ao lado de Gilberto Braga e João Ximenes Braga.

Procurada pelo site, a Globo confirma que o selinho vai ao ar. Segundo Linhares, a trinca de autores não recebeu nenhuma orientação da emissora sobre o tratamento da cena. Mas ele admite que esse ainda é um tema que precisa ser discutido nos bastidores antes de se concretizar.

"Tivemos toda liberdade pra fazer da maneira que a gente acha que deve ser feito. Mas é um assunto delicado, e a última palavra não é nossa, é da direção artística da casa. E respeitamos. Só que a gente explicou que era importante pra mostrar a relação das duas e pra mídia não ficar gerando especulação. Porque isso não é relevante. A gente vai mostrar uma relação muito legal, é natural que tenha beijo. O público está totalmente pronto pra isso. Não há necessidade de chupão nem cena de cama, até porque não teria a ver com as personagens", analisa.

A diretora geral da novela, Maria de Médicis, também ressalta que o mais importante é traduzir o sentimento do casal. "O fato de contarmos essa história com Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg já fala muito sobre a maneira como queremos contar essa história. Não vai ter nada vulgar. São duas pessoas que se amam. Ter ou não beijo depende muito da forma como a história é contada. No caso do Félix e do Niko, aquele amor estava sendo construído. De repente o beijo antes ganharia uma importância que não devia. Nesse caso, de 'Babilônia', cabe", explica.

Nathalia, por sua vez, é contra dar muita importância ao beijo em si. Ela concorda com a colega Fernanda Montenegro, que acredita que a trama de Estela e Teresa precisa ser contada com naturalidade. "Meu Deus, isso acontece. Quanto mais continuarmos isso, mais alimentamos o preconceito", afirma Nathalia. "Além do mais, as duas não são personagens no auge dos hormônios, têm uma vida juntas. Tem uma carga de emoção e de carinho ali. E elas já enfrentaram muito preconceito na vida", lembra a atriz.

Mas, depois de enfrentar tanta resistência, as duas hoje são queridas e respeitadas, aponta Linhares. E estão prestes a dar um passo importante na relação: no capítulo 35, as duas vão oficializar a união. "Existe uma dignidade na relação delas, que acho que é o ponto mais importante: a aceitação e a naturalidade. Não existe ninguém atacando es duas, elas já passaram por isso, mas hoje são um casal como qualquer outro. E vão realizar um casamento oficial, de papel passado. Isso que é importante mostrar", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES