Quantas ereções um homem tem “sem querer” e por que isso acontece?

Os homens experimentam o fenômeno na pele desde cedo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os homens experimentam o fenômeno na pele desde muito jovens e mulheres normalmente ficam surpresas ao conhecer o fato: o pênis humano fica ereto várias vezes durante o dia e a noite “sem querer” - e o processo não está relacionado a uma excitação sexual.

Ereções involuntárias durante o dia

Estima-se que os homens tenham cerca de 11 ereções indesejadas no dia, isto é, sem que eles sejam estimulados física ou mentalmente. O pênis não necessariamente fica completamente rígido em todas essas: o nível da ereção varia.

É normal, por exemplo, que eles acordem com o pênis rígido, sendo que a ereção matutina costuma ser a última de uma série de 3 a 5 que ocorrem quando estão dormindo.

As ereções noturnas geralmente ocorrem acontecem durante o sono REM, quando um homem sonha, e não necessariamente com algo erótico. Mas por que, afinal, o pênis fica duro involuntariamente?

Por que o pênis fica ereto “sem querer”?

Os cientistas ainda não sabem definir com clareza por que as ereções involuntárias acontecem, mas alguns estudos sugerem que elas ocorrem como uma forma de preservar os tecidos elásticos do pênis. Outros pesquisadores ainda acreditam que o fenômeno serve para manter o órgão genital masculino oxigenado.

Ao longo do dia, os homens ainda podem experimentar a chamada ereção reflexa, que acontece diante de um momento de nervosismo, irritação ou estresse. Esse tipo de ereção também pode ser causado por uma condição de próstata alargada, uso de drogas recreativas e até necessidade de urinar.

As ereções reflexas são mais comuns na adolescência e entre jovens adultos, são naturais ao crescimento e desenvolvimento e, à medida que os homens envelhecem, a frequência desse tipo de ereção tende a diminuir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES