Quitute mineiro: Dia do Pão de Queijo é comemorado nesta quarta-feira, 17

No Dia do Pão de Queijo, o Conexão123 apresenta a história e os melhores lugares em Belo Horizonte para provar o legítimo pão de queijo mineiro.

Pão de queijo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dourado e crocante por fora, macio e quentinho por dentro, o pão de queijo foi desenvolvido nas cozinhas de Minas Gerais no século XVIII e ganhou o mundo graças ao genuíno sabor da mistura de alguns ingredientes.

O quitute é praticamente um patrimônio do povo mineiro e apreciado nos quatro cantos do Brasil. Hoje, 17 de agosto é celebrado o Dia do Pão de Queijo.

O Conexão123, plataforma de experiências de viagens da 123milhas, preparou uma matéria especial sobre a história e a cultura dessa tradicional iguaria mineira.

Pão de queijo é tradicional das fazendas mineiras (Divulgação)

Das cozinhas mineiras para o mundo

De acordo com pesquisadores da gastronomia, a receita original do pão de queijo foi criada por volta de 1750, quando as "sobras" dos queijos começaram a ser usadas na cozinha.

Ocorre que, para dar a aparência arredondada ao produto, era feita uma "limpeza" em volta dos queijos, e as lascas grossas retiradas eram usadas para fazer o pão de queijo mineiro, oferecido em ocasiões especiais ou quando as pessoas recebiam uma visita inesperada.

A mistura rápida, feita de polvilho, ovo e queijo cru artesanal, fez nascer a iguaria que hoje faz com que o estado seja reconhecido no mundo inteiro, graças ao sabor especial e diferenciado de sua receita, cobiçada por muitos!

Pães de queijo com recheio (Divulgaçao)

Não se sabe ao certo a origem da receita, mas é de conhecimento geral que o prato foi criado em Minas Gerais. Por isso, qualquer mineiro sabe que o segredo para um verdadeiro pão de queijo é o queijo mineiro, feito de leite cru e de forma artesanal.

Além do queijo, o polvilho novo e de granulação média garante a boa fermentação da massa, e as técnicas de incorporação de líquidos e a sova ajudam no sucesso do preparo.

O pão de queijo tem receita originalmente criada nas fazendas mineiras do século XVIII

Então, se você não for em Minas, não é de bom-tom oferecer um "pão de queijo" a um mineiro, ou corre-se o risco de receber uma verdadeira aula de história, cultura e culinária desse povo tão diligente em preservar sua riqueza gastronômica!

Pão de queijo caseiro (Divulgação)

Três lugares para comer pão de queijo em BH

Belo Horizonte oferece uma infinidade de lugares bacanas para os fãs da culinária de Minas poderem provar um delicioso PDQ. Listamos três especiais:

• A Pão de Queijaria – situada num aconchegante espaço na Savassi, a Pão de Queijaria é especializada em pães de queijo recheados, com destaque para as opções com barriga de porco, tilápia empanada, doce de leite, goiabada, entre outros. A cada dia da semana, o pão de queijo é preparado com um queijo diferente, de produtores artesanais do estado. Fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi

• Braga Pão de Queijo – coxinha de pão de queijo e pizza de pão de queijo. É isso mesmo! O Braga PDQ oferece, além dos clássicos pães de queijo recheados, inovações como essas. O lugar tem vista para a esplanada do Mineirão e também serve refeições, lanches e café (mineiro, claro). São duas unidades: uma na Savassi (Rua Pernambuco, 1.115) e uma na Esplanada do Mineirão (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.004, Loja 4)

• Comercial e Tabacaria Sabiá – localizado dentro do Mercado Central de BH, o lugar é conhecido pelo seu pão de queijo com pernil e queijo Canastra. A broa de fubá e o bolo de mexerica também fazem sucesso nesse tradicional estabelecimento da capital mineira. Ele está situado na Avenida Augusto de Lima, 744 - R14 156

Receita de pão de queijo caseiro

Para aqueles que querem saborear o tradicional pão de queijo no conforto de casa, o Conexão123 selecionou uma receita de família.

Ingredientes:

• 1/2 kg de polvilho azedo

• 1/2 kg de polvilho doce

• 250 ml de leite

• 2 tabletes de manteiga (ou margarina)

• 4 ovos grandes

• 400g de queijo Minas ralado grosso

• 4 colheres de queijo parmesão ralado grosso

• 2 xícaras de queijo provolone ralado grosso

Modo de preparo:

1. Ferva o leite com a manteiga (ou margarina), escalde os polvilhos e sove bastante

2. Acrescente os ovos e sove, novamente

3. Adicione os queijos e o sal a gosto (lembrando que os queijos já possuem sal)

4. Enrole e asse

Bolinhos de queijo tem receita originária das fazendas de Minas Gerais (Divulgação)

Gastronomia mineira

O estado de Minas Gerais é famoso por suas riquezas históricas que remontam à era colonial e ao ciclo do ouro no Brasil, mas também por sua saborosa culinária, mundialmente reconhecida, tanto que o processo de produção dos queijos artesanais mineiros é legitimado pelo IPHAN como patrimônio imaterial brasileiro.

O queijo canastra, produzido na região mineira da Serra da Canastra, foi recentemente eleito o melhor queijo do mundo, concorrendo com outros tipos igualmente famosos de vários países.

Queijo canastra (Divulgação)

E nada melhor do que aliar duas das melhores coisas da vida: viajar e comer bem!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES