Réveillon Emoções Viva BG: 'Lixo Zero' produz arte com resíduos na praia

De acordo com Carlos Careca, o propósito é levar arte através do projeto lixo zero. A sustentabilidade ambiental no evento marca boas mensagens e exemplos positivos

Réveillon Viva BG: projeto 'Lixo Zero' produz arte com resíduos na praia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artista plástico Carlos Careca, através do projeto Verdear Evento, que tem como objetivo o reaproveitamento de resíduos sólidos, está desenvolvendo intervenções na praia de Barra Grande, em conjunto com o Réveillon Viva BG. De acordo com ele, o propósito é levar arte através do projeto lixo zero, destinar até 90% dos resíduos gerados para reaproveitamento, e consequentemente renda para as famílias.

O programa Verdear Eventos tem cooperado para o gerenciamento dos resíduos gerados pelo evento Réveillon Viva BG. Segundo eles, até  90% dos resíduos sólidos produzidos serão reaproveitados através de artes e decorações em torno da praia de Barra Grande.

Projeto 'Lixo Zero' produz arte com resíduos na praia (Foto: Redes Sociais)

“A nossa meta é destinar até 90% dos resíduos sólidos gerados aqui para reaproveitamento. Para isso, espalhamos coletores em todos os espaços de convivência do evento. Todo o material coletado é levado para nossa célula de reaproveitamento, que conta com a inserção de catadores de materiais recicláveis do lixão de Cajueiro da Praia. Estamos gerando impacto socioambiental e renda para 8 famílias. Todo esse plano de gerenciamento dos resíduos gerado pelo evento”, diz a nota do Verdear Eventos.

Em parceria com Réveillon Viva BG, o projeto destaca a importância e o fundamento de realizar festas com educação e respeito à natureza. Segundo o Artista Plástico Carlos Careca, é possível realizar eventos que valorizem o meio ambiente e a preservação do espaço, beneficiando a população quanto aos animais. O Artista Plástico ainda relata as boas mensagens transmitidas diariamente pela mascote que há décadas está representando os oceanos.

Segundo o Artista Plástico Carlos Careca, é possível realizar eventos que valorizem o meio ambiente (Foto: Redes Sociais)

“Nós estamos aqui no Réveillon das emoções em barra grande, isso tudo para fazer um réveillon com lixo zero com arte. Essa aqui é a Clarinha, ela é a mascote há décadas dos oceanos, instituída pela ONU. A Clarinha está aqui presente neste maravilhoso evento para fazer eclodir na cabeça das pessoas boas mensagens de um ano novo e sérias preocupações com o meio ambiente. Nós estamos com essa preocupação de dar uma mensagem, de mostrar para o mundo como é que se faz uma festa com educação e respeito à natureza. O réveillon aqui de Barra Grande vai ter lixo zero e nós vamos deixar uma mensagem, um legado de arte”, diz Carlos Careca.

No Réveillon Viva BG, o projeto Verdear Evento tem aplicado planos de gerenciamento dos resíduos. Nos ambientes onde estão sendo realizadas as programações, estão disponibilizados coletores em todos os espaços de convivência do evento. “Para isso, espalhamos coletores em todos os espaços de convivência do evento. Todo o material coletado é levado para nossa célula de reaproveitamento, que conta com a inserção de catadores de materiais recicláveis do lixão de Cajueiro da Praia”, diz a nota.

EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A sustentabilidade ambiental no evento marca boas mensagens e exemplos positivos para ser seguido por outros espaços de lazer, esporte e shows. Sendo fonte de inspiração futura, o Réveillon Viva BG em parceria com o Verdear Eventos, tem se destacado na redução de impactos ambientais durante as programações de shows e movimentação do público nos espaços.

O Réveillon Emoções Viva BG 2023 conta com patrocínio da Nacional Gás e apoio da Unimed Teresina.

Gerenciamento dos resíduos gerados pelo evento Réveillon Viva BG (Foto: Redes Sociais)LIXO ZERO COM ARTE

Pensando no bem-estar da região, o projeto Verdear Eventos reutiliza os resíduos sólidos para a produção de artes, decorações e até a aplicação do ensino educacional da comunidade. Verdear eventos é uma iniciativa do Yby Soluções Sustentáveis, que coopera com a população criando experiências sustentáveis em eventos, através da responsabilidade compartilhada.

Em 2022, o Verdear Eventos garantiu o prêmio Eventos Lixo Zero 2022, no Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero, que aconteceu esse mês, em Cuiabá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES