Rosas de Ouro, Mancha e Vai-Vai são destaques do 1° dia de desfile em São Paulo; fotos!

Sete escolas passaram pelo Sambódromo na 1ª noite do grupo especial.

Rosas de Ouro, Mancha e Vai-Vai são destaques do 1° dia de desfile em São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosas de Ouro, Mancha Verde e Vai-Vai foram os destaques da primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial do carnaval de São Paulo. Entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada de sábado (9), sete escolas passaram pelo Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

Acadêmicos do Tatuapé, X-9, Dragões da Real e Águia de Ouro também se apresentaram e agora aguardam a apuração dos votos, que ocorrerá na terça-feira (12). Mais sete escolas desfilam na noite deste sábado.

Com um minuto de atraso para sair da avenida, a Águia de Ouro foi a única a estourar o tempo máximo permitido de desfile (65 minutos). O regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Paulo prevê a perda de 0,1 ponto por minuto além do tempo máximo.

Os desfiles paulistanos homenagearam as personalidades Beth Carvalho, João Nogueira e Mário Lago e também celebraram os vinhos brasileiros, o dragão, as festas populares do mundo e a diversidade racial de São Paulo.

Entre as beldades mais conhecidas, passaram pelo Anhembi Ana Hickmann, Ellen Rocche, Juju Salimeni e Viviane Araújo.

Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro trouxe para a avenida as maiores festas populares do mundo com o enredo "Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos reinos da folia". Em 62 minutos de desfile, a escola mostrou eventos internacionais ? como o carnaval em Veneza, o dia dos mortos no México e o Maskara Festival nas Filipinas ? e nacionais ? como o festival de Parintins, a festa junina de Campina Grande, e Natal de Gramado.

Ellen Rocche, rainha de bateria, foi a principal atração da Rosas, com uma fantasia que representava a bailarina da guarda londrina. Questionada se estaria acima do peso ideal, a atriz respondeu: "Estou com excesso de gostosura".

Bastante colorida e movimentada, a comissão de frente coreografada por Júlio César Teixeira apresentou a chegada do rei da folia, utilizando capoeiristas, dançarinos de street e uma ginasta. A escola abriu o desfile fazendo um tributo aos tambores africanos, destacando o ritmo do continente como base para a música que embala as festas ao redor do mundo.

Mancha Verde

A escola fez uma homenagem aos vários talentos de Mário Lago, ator, escritor, radialista e compositor que viveu de 1911 a 2002. Um dos destaques foi a comissão de frente, que trouxe um integrante fantasiado de estátua viva de Lago.

Foram mais de 3.000 componentes na avenida, divididos em 30 alas, cinco setores e com cinco alegorias. O samba-enredo, interpretado por Fred Viana, empolgou. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Jéssica e Fabiano, também teve um ótimo desempenho.

A rainha de bateria da Mancha foi novamente Viviane Araújo, que está na escola há oito anos. Junto ao requebrado da musa, o Mestre Caju comandou seus 230 ritmistas, que desfilaram vestidos em homenagem ao bairro da Lapa. Outro destaque foi a musa Juju Salimeni, que desfilou com uma pintura corporal na qual foram usados cerca de 1.100 cristais Swarovski.

Vai-Vai

A Vai-Vai fez um brinde aos vinhos brasileiros para tentar alcançar seu 15° título no carnaval de São Paulo. Após chegar ao terceiro lugar em 2012, a escola neste ano defendeu o enredo ?Sangue da Terra, Videira da Vida: um brinde de amor em plena avenida - Vinhos Brasil?. O desfile teve referências bíblicas como a transformação da água para vinho nas Bodas de Caná.

Ana Hickmann, madrinha da Vai-Vai, completou seu terceiro ano na escola e desfilou à frente do carro abre-alas. Camila Silva, rainha de bateria, afirmou ter gasto R$ 65 mil na fantasia. Na peça, foram usados mais de 40 mil pedras de cristal Swarovski e até peças banhadas a ouro, como detalhes nas sandálias.

O maestro João Carlos Martins deixou a regência para se tornar um integrante da bateria da Vai-Vai. "Estou achando incrível. Em vez de reger, estou sendo regido pelo Mestre Tadeu", afirmou. O ator Marcos Frota e o cantor Jair Rodrigues também desfilaram.

No carro "As festas da colheita" foram representados diversos imigrantes italianos pisando em uvas de verdade. Elas foram trazidas da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues. Estreante no carnaval de São Paulo, ele também defenderá a Imperatriz Leopoldinense no carnaval do Rio.

Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé abriu a primeira noite do Grupo Especial de São Paulo. A homenagem foi para Beth Carvalho, mas a cantora não participou por motivos de saúde.

Leci Brandão, homenageada na edição passada, veio à frente da agremiação neste ano.

A escola foi vice-campeã do Grupo de Acesso no ano passado e tem como meta celebrar apenas grandes nomes do samba. Neste ano, foi apresentada ainda uma inovação: um rei de bateria acompanhou a rainha. Daniel Manzioni é professor de Educação Física e está há seis anos na escola.

X-9

Com samba-enredo sobre a união de raças e culturas em São Paulo, a X-9 Paulistana apostou nas referências africanas, orientais, europeias e indígenas para agradar o público no Sambódromo do Anhembi. Durante 64 minutos, a escola desfilou 23 alas e cinco alegorias com o tema da diversidade e da harmonia, em apresentação que contou com cores específicas para cada setor e a união de todas elas na parte final.

Camila Vernaglia, terceira colocada no Miss Bumbum Brasil 2012, estreou no carnaval de São Paulo como rainha de bateria e agitou os foliões. Além dela, Graciella Carvalho, vice-miss Bumbum 2011, e Rita Cadilac, que voltou de viagem especialmente para desfilar, foram alguns dos destaques da agremiação.

Dragões da Real

Já a Dragões da Real levou para o Anhembi os significados de seu símbolo, o dragão. Os 3,2 mil componentes com a "ajuda" de figuras da mitologia, da literatura e do cinema ("Harry Potter", "O senhor dos anéis", "Como treinar seu dragão") para retratar a trajetória dos dragões.

O desenho animado "Caverna do Dragão" foi lembrado em um carro, com fantasias do Vingador, Mestre dos Magos e outros personagens do sucesso da década de 1990. A animação "Dragon Ball" foi outra a ser retratada, com membros da escola fantasiados como o protagonista Goku. O culto ao dragão em povos orientais e o Ano Novo chinês, com o ano do dragão, também ganharam destaque.

Águia de Ouro

A Águia de Ouro fechou o primeiro dia com uma homenagem ao cantor e compositor João Nogueira. A agremiação extrapolou em um minuto o tempo limite para a apresentação, que terminou às 7h54, após 66 minutos na avenida. Um dos compositores do enredo "Minha missão. O canto do Povo. João Nogueira" foi Diogo Nogueira, filho do sambista homenageado. A madrinha de bateria da Águia, Cinthia Santos, perdeu parte da fantasia durante o desfile. Um grupo de apoio entrou na avenida e tirou o costeiro que havia quebrado. Depois disso, ela seguiu a apresentação normalmente.

Confira a seguir algumas imagens marcantes das escolas no primeiro dia de desfiles no Anhembi:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES