Saiba as diferenças entre os dois tipos de sexualidade existentes

Não é simples ou fácil “categorizar” comportamentos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é simples ou fácil “categorizar” comportamentos e características sexuais, mas diversas teorias contemporâneas na área da sexualidade ajudam a jogar luz sobre os tipos de relacionamento que as pessoas cultivam na intimidade.

É o caso das definições apresentadas e explicadas pelo psiquiatra Grant Hilary Brenner em um artigo para o site Psychology Today. Segundo ele, existem dois tipos de sexualidade: a harmoniosa e a obsessiva.

Tipos de sexualidade:

Harmoniosa

De acordo com o especialista, a sexualidade harmônica caracteriza-se por um alto nível de autonomia e integração nos relacionamentos. Neste caso, o objeto da paixão, ou seja, o parceiro ou parceira, está incluído em outras atividades da vida e internalizado na visão que a pessoa possui de si mesma.

Relações caracterizadas por uma sexualidade harmônica normalmente apresentam menos conflitos e maior flexibilidade e abertura. Parceiros que compartilham uma paixão harmoniosa tendem a entrar mais facilmente em um estado de fluxo e não confundem o que é importante para eles com o que os outros possam estar pensando.

Obsessiva

Nos relacionamentos marcados pela sexualidade obsessiva, por outro lado, existem maiores chances de ocorrer falta de integração das paixões com o resto da vida. A paixão, neste caso, é agradável e não leva a angústia ou patologia, mas aumenta a probabilidade de atritos, segundo o psiquiatra.

A sexualidade obsessiva torna-se dominante quando nos controlamos demais e quando passamos a obedecer a pressões sociais. Parceiros que vivem uma relação do gênero podem sofrer com a ausência do outro em determinados pontos e momentos da união, uma vez que ele nem sempre está completamente a bordo no relacionamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES