Saiba o que fazer para reverter impacto do estresse em sua pele

Uma situação tensa altera o ritmo de funcionamento do organismo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estresse é quase tão nocivo quanto o fumo para o envelhecimento da pele. Palavras do dermatologista Murilo Drummond, professor titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, no Rio de Janeiro. Isso acontece porque uma situação tensa altera o ritmo de funcionamento do organismo que, entre outras coisas, acaba priorizando a oferta de sangue para órgãos como o pulmão e o coração. ?Com menos nutrientes e oxigênio chegando à pele, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e de produzir colágeno. Daí é questão de tempo para o rosto perder o viço, ficar pálido e com uma textura diferente, envelhecida?, descreve o médico.

Outro impacto do estresse na pele é o aumento dos radicais livres. ?O corpo tem capacidade para combater esses vilões que aceleram o envelhecimento cutâneo, mas deixa de dar conta quando a produção deles é exagerada?, completa o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Resultado: além da deterioração do colágeno, há mais destruição do que produção de novas células cutâneas. Na prática, a pele deixa de reter água como se deve e torna-se ressecada, flácida e sem brilho. ?Junte a isso o aumento do suor numa situação estressante, que pode levar à desidratação; a tensão dos músculos da face, o que não só causa rugas como aprofunda as já existentes; e o estímulo das glândulas sebáceas a formarem mais sebo, deixando a pele oleosa e com tendência a acne?, diz a médica Carla Sallet, de São Paulo, especialista em medicina estética e autora do livro ?Belíssima? (editora Conex).

Tem solução

Como é praticamente impossível não se estressar, o saída é tentar amenizar o impacto no organismo. Isso pode ser feito com uma alimentação saudável, para oferecer mais nutrientes ao corpo; o aumento da ingestão de líquidos, a fim de reforçar a hidratação; e a prática regular de exercícios, para produzir serotonina e outras substâncias que tragam relaxamento e bem-estar. ?Também vale a pena investir nos suplementos, em especial os que trazem antioxidantes, como licopeno e as vitaminas E e C, para diminuir a ação dos radicais livres na pele, zinco e cobre, que promovem a renovação celular, e silício orgânico para estimular o colágeno?, recomenda Marcelo Bellini, que lembra que é importante consultar um especialista para fazer uma fórmula personalizada.

Cosméticos e tratamento dermatológico também ajudam, e muito. No primeiro caso, entre as melhores pedidas estão o filtro solar FPS 30+ e os produtos que estimulam o colágeno e a hidratação, como os elaborados com silício orgânico, aquaporinas e ácido hialurônico. Há ainda ativos que aumentam a firmeza, ação do tensine e do raffermine, por exemplo; promovem a regeneração celular, caso do matrixyl, do alistin e do pantenol; e combatem os radicais livres, tarefa para as vitaminas C e E.

Já no consultório as opções são luz intensa pulsada, que melhora a textura da pele; radiofrequência ou laser fracionado, para estimular o colágeno; ou peeling de ácido retinoico ou glicólico, para favorecer a renovação celular. ?A recuperação da pele costuma acontecer após três meses de uso continuo dos cremes, mas a hidratação é mais imediata, em duas ou três semanas, enquanto o colágeno e a renovação celular exigem três meses?, conclui Marcelo Bellini.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES