Saiba o que os sintomas da menstruação pode estar alertando

75% das mulheres têm sintomas leves a moderados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aproximadamente 75% das mulheres têm sintomas leves a moderados durante a fase pré-menstrual, sendo que até 10% podem sofrer de sintomas mais intensos. Se por um lado a tensão pré-menstrual ocorre nas mulheres com mais idade, a cólica menstrual acomete mais as adolescentes, porque seu útero ainda é pequeno e o orifício de saída mais fechado.

Ainda assim, seu corpo pode estar lhe enviando algum alerta que pode ser um indicativo para outro problema. Fique atenta a qualquer mudança no seu período e, caso perceba sintomas diferentes como cólicas muito fortes ou enxaquecas, consulte o seu médico.

Alerta no período para:

Menstruação prolongada

Se durar mais que oito dias, a menstruação recebe o nome técnico de hipermenorreia. Além do incômodo para a mulher, a perda pode pode levar a anemia, que costuma causar tonturas e fraqueza. Miomas (tumor que cresce a partir do músculo uterino), pólipos uterinos (crescimento anormal na parede interna do útero), adenomiose (crescimento anormal do endométrio na camada muscular do útero) e endometriose (crescimento anormal do endométrio fora do útero) são algumas alterações ginecológicas que podem prolongar sua menstruação. A quantidade de sangue aumenta porque essas doenças causam aumento da superfície intrauterina que descama.

Fluxo de sangue excessivo

Se você tem um fluxo menstrual exagerado, você também pode estar anêmica. A anemia é uma condição na qual seu sangue não tem glóbulos vermelhos ou hemoglobina necessários para transportar para o coro oxigênio suficiente, o deixando lento e lhe proporcionando mais sintomas desagradáveis, como dores de cabeça e tonturas.

Sangramento irregular (após a menopausa ou entre menstruações)

Estes são alguns dos primeiros sinais visíveis de câncer uterino. Experimentar dor durante o sexo também pode ser um indicativo. E naturalmente, que estes também podem ser sinais de outras condições menos graves, mas vale a pena verificar com um médico se notar alguns destes sintomas.

Cólica menstrual extrema

Até 70% das mulheres dizem que as cólicas menstruais acabam prejudicando sua produtividade no trabalho. Quando isso acontece e as dores se tornam intensas a ponto de fazerem com que atividades rotineiras sejam deixadas em segundo plano, pode ser sinal de algum problema mais sério. Um dos fatores que causam as fortes cólicas menstruais pode ser a endometriose, que apresenta também outros sintomas como dor pélvica que torna acentuada no período pré-menstrual, dificuldades para urinar e algumas vezes mudança do hábito intestinal, com diarreia ou dor na evacuação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES