Salgueiro é o grande campeão do carnaval do Rio de Janeiro. <u>Veja!</u>

Escola mostrou a importância do tambor; Beija Flor ficou em segundo lugar e terceiro foi Portela

Salgueiro na Marques de Sapucai | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Salgueiro foi o campeão do Carnaval 2009 no Rio de Janeiro. A apuração terminou no final da tarde desta quarta-feira (26).

O Salgueiro somou 399 pontos. A Beija Flor ficou em segundo, com 398 pontos; e a Portela, em terceiro com 397,9.

A escola, que em 2008 ficou com o vice-campeonato, foi a segunda agremiação a desfilar na noite de segunda-feira (23) na Sapucaí.

A vermelha-e-branca da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio, conquistou o campeonato com o enredo "Tambor", sob o comando do carnavalesco Renato Lage. O desfile mostrou a importância do instrumento na história da humanidade.

Ao todo, desfilaram 36 alas, oito alegorias e 4.100 componentes. O carro abre-alas, chamado de ?Tambores da academia?, tinha 15 tambores em branco-e-vermelho.

VIVIANE ARAÚJO

Durante o desfile, a rainha de bateria da escola, Viviane Araújo, machucou o ombro, mas o incidente não prejudicou seu desempenho na Sapucaí. Ela saiu chorando do Sambódromo logo após o término do desfile. Antes de abandonar a avenida, deu um abraço na presidente da escola, Regina Duran.

O percussionista e compositor Carlinhos Brown, criador da Timbalada, desfilou em uma réplica do primeiro trio elétrico da Bahia. Ele foi um dos destaques ao lado de Angela Bismarchi e Sabrina Sato, além dos atores Paulinho Vilhena e Eri Johnson.

Depois de Ronaldinho e Gleice Simpatia, o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Daniel e Luana, fez bonito no Sambódromo.

"A Furiosa", como é conhecida a bateria do Salgueiro, fez de seus ritmistas verdadeiros ogãs, que são os responsáveis pelo batuque nas casas de umbanda e candomblé. Os músicos foram comandados por Mestre Marcão.

A escola desfilou com uma corte africana na Avenida, entre sacerdotes, rainhas e muitas divindades evocadas pelo som do batuque. O desfile do Salgueiro ganhou toques afro já na segunda alegoria, que mostrava onde o instrumento começou a ganhar ares religiosos.

As baianas e a velha-guarda - raízes por excelência do Salgueiro - desfilaram no setor africano, representando sociedades tribais do continente que davam vida ao som da batucada. Os orixás, cultuados também no Brasil, ganharam uma alegoria própria, em que o branco predominou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES