Sem manutenção, telescópio Hubble pode cair na Terra

Estimativa é que, se nada for feito, artefato caia na Terra em 2030

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O famoso telescópio espacial Hubble mudou a visão da humanidade em relação ao espaço em proporções nunca antes imaginadas. Ele nos permitiu enxergar centenas de novos mundos que, até então, não estavam ao alcance dos nosso olhos e equipamentos montados aqui na Terra. Sem dúvida, este foi o telescópio que mais contribuiu para a exploração do cosmos até hoje. Contudo, o Hubble pode estar com seu destino selado: cair na Terra por volta de 2030.

Isso deve acontecer porque o telescópio está em uma órbita decadente, como praticamente todos os satélites e outros equipamentos artificiais em volta do nosso planeta. A cada volta que o Hubble completa na Terra, os resquícios da nossa atmosfera que ainda podem ser verificados a 568 km de altitude, na qual o Hubble permanece no momento, o desviam vagarosamente em direção ao planeta.

Como esse efeito só pode ser notado no longo prazo, não é possível ter uma previsão mais certeira do que pode acontecer até 2030, mas os cálculos mais confiáveis apontam para uma queda descontrolada na metade da década em questão. Como o Hubble é grande, ele não se desintegraria na atmosfera. Em vez disso, o artefato deve se despedaçar em várias partes menores, que podem atingir o solo em literalmente qualquer lugar do mundo.

Contudo, um evento como esse não é exatamente incomum, a agência espacial chinesa tem uma antiga estação espacial nas mesmas condições do Hubble, em órbita decadente, mas em um estágio muito mais acelerado e sem volta. Ela deve cair na Terra até abril do ano que vem.

No caso do Hubble, entretanto, ainda há esperança. Se a NASA conseguir enviar uma missão de manutenção ao telescópio, sua órbita pode ser corrigida e alguns equipamentos, trocados. No entanto, a agência espacial norte-americana não tem mais o seu programa dos ônibus espaciais. Atualmente, astronautas americanos vão ao espaço usando cápsulas Soyuz russas.

Por conta disso, não existem planos traçados no momento para corrigir a órbita do Hubble e, caso nada seja feito nos próximos anos, ele de fato vai cair e deixar a humanidade órfã de sua principal janela para o infinito e além.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES