Série inédita explora vida e obra de grandes dramaturgos brasileiros

Nomes como Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho e Hilda Hilst têm a trajetória revisitada

Caixas mágicas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caixas Mágicas

Alguns dos maiores dramaturgos do Brasil têm a vida e a obra analisadas pela série “Caixas Mágicas”, dividida em cinco episódios, com estreia exclusiva no canal Curta!. Nomes como Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho e Hilda Hilst têm a trajetória revisitada, em uma tentativa de estabelecer diálogos entre teatro, cinema e TV, conciliando as linguagens de cada meio.

Apropriando-se de tecnologias utilizadas nas artes, a série apresenta como cenário uma espécie de “caixa mágica”, um espaço em que convergem esses três tipos de representação cênica. Dentro da “caixa”, são exibidos trechos de filmes, imagens históricas e efeitos visuais e sonoros diversos. Em paralelo, as análises são enriquecidas com performances e depoimentos de artistas que, de alguma forma, se relacionam com cada dramaturgo.

O primeiro episódio, “Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e ‘O Rei da Vela’” retoma o vigor do multifacetado Oswald de Andrade, através de sua obra teatral mais famosa: “O Rei da Vela”, um marco do teatro brasileiro. Encenada pela primeira vez em 1968, a peça foi um grande sucesso encenado pelo Teatro Oficina, companhia teatral de Zé Celso Martinez Corrêa — que colabora com a série, dando seu depoimento sobre o contexto da época e a potência da obra de Oswald. “Caixas Mágicas” é uma produção da Pacto Filmes dirigida por Rodrigo Campos e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Terça das Artes, 01/09, às 22h.

Documentário ‘O Astronauta Tupy’ faz retrospectiva da carreira de Pedro Luís 

O documentário “O Astronauta Tupy”, de Pedro Bronz, enfoca a carreira do cantor, compositor e instrumentista Pedro Luís. O filme — cujo título faz alusão ao primeiro disco do coletivo “Pedro Luís e a Parede” — volta à programação do canal Curta! trazendo análises das composições do artista, entrevistas com seus parceiros musicais e relembrando seus shows, discos de sucesso e eventuais fracassos.

Em um percurso por diversas localidades do Rio de Janeiro, o longa refaz a trajetória do artista e sua relação musical com a cidade, costurando um rico acervo de imagens com entrevistas recentes. O próprio Pedro Luís é quem conduz a narrativa. O filme foi produzido por Roberto Berliner, da TV Zero, e viabilizado pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Segunda da Música, 31/08, às 22h30.

Segunda da Música – 31/08

22h30 – “O Astronauta Tupy” (Documentário)

Da Zona Sul à Zona Norte, o documentário “O Astronauta Tupy” atravessa a cidade do Rio de Janeiro guiado pela música e pela poesia do artista Pedro Luís, mostrando os grandes sucessos de sua carreira e os músicos que ajudaram a construir essa história. Diretores: Pedro Bronz Duração: 83 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 01 de setembro, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 02 de setembro, quarta-feira, às 10h30; 05 de setembro, sábado, às 14h45; 06 de setembro, domingo, 22h25.

Terça das Artes – 01/09

22h – “Caixas Mágicas” - Episódio "Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e ‘O Rei da Vela’"

No episódio de estreia, “Caixas Mágicas” traz uma amostra da força do romancista, dramaturgo, ensaísta e pensador Oswald de Andrade, a partir de sua obra teatral mais famosa, “O Rei da Vela”, encenada pela primeira vez em 1968, por Zé Celso Martinez Corrêa e o Teatro Oficina. Com muitos depoimentos, imagens de arquivo e a participação de Zé Celso, além de atores e atrizes do Oficina, o programa procura incorporar a própria natureza cubista, paródica e ácida das imagens da peça para traçar um retrato de seu criador que faça jus à sua personalidade multifacetada.  Diretor: Rodrigo Campos. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 02 de setembro, quarta-feira, às 02h e às 16h; 03 de setembro, quinta-feira, às 10h; 05 de setembro, sábado, às 18h; 06 de setembro, domingo, 09h.

Quarta de Cinema – 02/09

22h – “Person” (Documentário)

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, a sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos. Diretor: Marina Person. Duração: 76min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de setembro, quinta-feira, às 2h00 e 16h; 04 de setembro, sexta-feira, às 10h; 06 de setembro, domingo, às 15h15.

Quinta do Pensamento – 03/09

21h30 – “Um Sonho Intenso” (Documentário)

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. Diretor: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de setembro, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 05 de setembro, sábado, às 11h35; 06 de setembro, domingo, às 19h.

Sexta da Sociedade – 04/09

21h30 – “Soldados do Araguaia” (Documentário)

“Soldados do Araguaia” é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército, e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem sob a opressão militar. Diretores: Belisário Franca. Duração: 72 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 05 de setembro, sábado, às 01:35 e às 13h25; 06 de setembro, domingo, às 21h.

Sábado – 05/09

22h30–  “Amazônia Eterna”  (Documentário)

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commodity invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta. Diretor: Belisário Franca Duração: 79 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de agosto, domingo, às 22h30.

Domingo – 06/09

16h40 - “A Influência da Geração Beat” (Documentário)

Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da 2ª Guerra Mundial; passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de "Howl" (Ginsberg), "On the Road" (Kerouac) e "Naked Lunch" (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: Livre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES