Cirurgia estética de pálpebras ameniza sinais de envelhecimento

Outra técnica utilizada é o laser ablativo tipo CO2.

A blefaroplastia, cirurgia plástica para correção de pálpebras caídas e bolsas, é uma das mais buscadas pelas brasileiras. | Thinkstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a blefaroplastia ? cirurgia para correção de pálpebras caídas e bolsas ? liderou o ranking das operações plásticas realizadas no Brasil, entre 2007 e 2008, última pesquisa oficial feita pelo órgão. O motivo dessa procura é fácil de entender ? o vigor da região dos olhos está diretamente relacionado à juventude do rosto. Pálpebras caídas e pele em excesso, assim como as bolsas embaixo dos olhos, envelhecem.

A cirurgia é relativamente simples. De acordo com o cirurgião plástico Lybio Junior, professor da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o procedimento consiste em retirar o excesso de pele e de tecido adiposo (gordura), as denominadas bolsas palpebrais. "A gordura, em alguns casos, nem precisa ser retirada, apenas reposicionada. As rugas, conhecidas como pés de galinha, também podem ser corrigidas", explica o médico. A cirurgiã plástica Suzy Vieira, de São Paulo, acrescenta: "Nos pacientes que não possuem excesso de pele, pode-se retirar apenas as bolsas de gordura por dentro das pálpebras, sem a necessidade de incisões externas. Esse método é o transconjuntival", diz.

Outra técnica utilizada é o laser ablativo tipo CO2, tanto para fazer as incisões e retiradas das bolsas na cirurgia como também procedimento estético auxiliar para tratar a pele, melhorando o seu aspecto e tratando rugas finas, por exemplo. "O laser é mais preciso, gera menos danos à pele e pode resultar em uma cicatriz de melhor qualidade, além de poder ser aplicado para um benefício de rejuvenescimento da região dos olhos e outras áreas do rosto", declara Suzy Vieira.

Seja como for, o resultado parece valer a pena. "Me sinto dez anos mais jovem, depois da cirurgia", declara a empresária Claudia Rosas, de 43 anos. Sinto alívio nas pálpebras, parece que consigo abrir mais os olhos. Meu olhar está mais descansado, o que leva ao rejuvenescimento. É um detalhe que faz toda a diferença", complementa. Para a nutricionista Solange Freire, de 50 anos, não foi diferente. "Eu queria reduzir o desconforto que as bolsas causavam e, claro, amenizar o ar de cansaço. Foi visível o rejuvenescimento do meu olhar", conta ela, que também teve a sensação de ter ficado dez anos mais jovem.

Anestesia e internação

É raro a paciente dormir no hospital, geralmente a internação é feita pela manhã e a alta ocorre no período da tarde ? tempo necessário para terminar o efeito de sedação, que leva de 4 a 6 horas. A anestesia normalmente é local com sedação, quando a blefaroplastia é feita sozinha. No caso de outras operações associadas, varia de acordo com o médico. "Pode ser feita com anestesia geral, quando combinada com outras cirurgias que necessitem desse tipo de anestesia, como o lifting facial, por exemplo", declara a cirurgiã plástica Eliane Hwang, de São Paulo. Lybio Junior utiliza a anestesia local com sedação mesmo no caso de outras cirurgias de face combinadas, como papada, nariz, orelhas de abano e mesmo o lifting facial.

Pós-operatório

Nos dias posteriores à cirurgia, geralmente não ocorre dor, mas se acontecer, os analgésicos comuns costumam resolver. "Houve certo desconforto após a cirurgia, mas não senti dor. A recuperação foi muito rápida", conta Solange Freire. Inchaço e equimoses (manchas roxas) são normais e duram, em média, 48 horas com uma melhora progressiva ? nesse período, vale fazer compressas geladas de chá de camomila, dormir com a cabeceira elevada e evitar calor como cozinhar, tomar banhos quentes e ficar sob o sol.

A tendência é que esses sintomas sejam reduzidos gradativamente e, até 14 dias após a cirurgia, já não existam mais, tanto que a volta ao trabalho ocorre, após uma semana, ou no máximo, em dez dias depois da operação. Os pontos são retirados entre o quarto e o sexto dia após a cirurgia. "Foi tudo dentro do que eu esperava. Não senti dor, apenas incômodo pelo inchaço na primeira semana e meus olhos lacrimejavam sob a claridade. Tirei os pontos em quatro dias e voltei a trabalhar depois de uma semana", declara Claudia Rosas.

"O sol deve ser evitado enquanto houver manchas roxas na região, para não marcar a pele", diz Lybio Junior. No período em que as cicatrizes estiverem avermelhadas, a restrição ao sol continua e pode se estender entre dois e quatro meses, nessa fase é necessário usar filtro solar, o mais alto possível, e óculos escuros. A indicação de drenagem linfática na região, no pós-operatório, vai depender do médico.

Cicatriz e maquiagem

Na pálpebra superior, a cicatriz fica posicionada no sulco dos olhos e, na pálpebra inferior, rente aos cílios, o que faz com que esse sinal não fique aparente. "A minha cicatriz é imperceptível", conta Solange, dez anos depois de ter feito a cirurgia.

Um dos grandes desejos das mulheres, que passam por esse procedimento é ver o efeito da maquiagem nos "novos olhos". "É difícil usar maquiagem antes de retirar os pontos e as casquinhas que se formam na cicatriz, mas entre sete e dez dias, após a cirurgia, já fica liberado. Para as pacientes que precisam retornar ao trabalho mais cedo, libero em 48 horas", afirma Suzy Vieira. "Voltei a me maquiar depois de um mês, acho que base não tem importância, mas lápis e sombra escura sobre a cicatriz, não tive coragem. É um processo delicado, vale a pena esperar um pouco", conta Claudia Rosas.

Riscos

As chances de um dano à visão são remotas, quando a cirurgia é realizada sem complicações imprevistas e por um médico habilitado. Porém, a cirurgiã Eliane Hwang alerta: "Se for realizada por um profissional incapacitado pode causar cegueira". Suzy Vieira destaca outros riscos: "Só em casos de complicações não esperadas pode acontecer uma lesão na córnea, por exemplo, mas há como prevenir danos à visão. Esteticamente, quando as retiradas são excessivas, principalmente na pálpebra inferior, pode acontecer do globo ocular ficar muito exposto, parecendo saltado", declara a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES