Sítio do Picapau Amarelo, em SP, deve passar por reforma

Projeto quer transformar em parque temático o espaço que já foi habitado por Monteiro Lobato

Espaço pode se tornar um parque temático segundo Letícia Aguiar | Ronaldo Caldas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu, na quinta-feira (31), a deputada estadual Letícia Aguiar (PSL-SP), na sede da Secretaria, em Brasília. A parlamentar pediu apoio para viabilizar a reestruturação do Sítio do Picapau Amarelo, espaço cultural na cidade de Taubaté, onde o escritor Monteiro Lobato chegou a morar e herdou do avô materno, o Visconde de Tremembé. No local, atualmente funciona um museu, que enfrenta alguns problemas estruturais. A sugestão da deputada é que o espaço seja transformado em um grande parque temático.

O secretário demonstrou interesse na proposta. “Daremos atenção especial ao assunto. Além da parte literária ser forte, as produções de televisão deram visibilidade aos personagens Narizinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa”, afirmou. Henrique Pires lembrou do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, em parceria com Portugal, em tramitação no Congresso Nacional. “Não tem sentido a gente fazer um prêmio internacional de Monteiro Lobato e ter um lugar, que era casa dele, abandonado”, argumentou.

Pires lembrou, ainda, que, desde 1º de janeiro, as obras do Lobato passaram para domínio público, o que só deve aumentar o interesse em reedições das obras do escritor de Taubaté.

A deputada aproveitou a ocasião para fazer um convite para que Henrique Pires visite o estado, o que ele concordou em fazê-lo oportunamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES