Sobral celebrará retorno às tradições para Festival Sabores do Ceará

Ingredientes regionais é exigência para os pratos participantes.

Gastronomia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o tema Tradições Gastronômicas de Sobral, o festival Sabores do Ceará promoverá entre os dias 26/11 e 06/12 um resgate aos ingredientes e receitas tradicionais da cidade. Uma iniciativa dos empresários do segmento de Alimentação Fora do Lar junto ao Sebrae-CE e conta com diversas instituições parceiras, dentre elas: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta e IFCE. Para participar do evento os estabelecimentos inscritos devem cumprir como exigência na escolha e criação dos pratos: a presença de no mínimo um ingrediente regional.

Longe de ser de fato uma restrição, o critério de participação garante muito sabor e qualidade ao evento, considerando a riqueza gastronômica presente no semiárido cearense. E de fato Sobral já demonstrou excelência nesta tarefa. Uma prova são os fartes, doces tradicionais da cidade mas de origem portuguesa. Enquanto na terrinha eram feitos primariamente a partir de amêndoas, cravo, canela e miolo de pão, em Sobral essa iguaria sofreu adaptações através do acréscimo da farinha de mandioca, castanhas de caju e leite coco.

Outra tradição do além-mar que sofreu alterações são as queijadas, recebendo o tradicional queijo coalho nordestino ao invés do queijo fresco. Também há o alfenim, uma espécie de pão de origem árabe trazido pelos portugueses, em Sobral recheado com rapadura.

Com uma cena gastronômica rica e contemporânea, com muitas opções desde restaurantes especializados em massas, comida tradicional e até oriental, Sobral revela-se um campo fértil para a criatividade na culinária, o que no caso do Festival Sabores do Ceará significa antes de tudo um retorno à tradição através de frutas como umbu, caju, cajá, jenipapo. Um retorno literal à raiz através da macaxeira e seus derivados, como a tapioca e a farinha. As possibilidades são quase infinitas com seus inúmeros temperos, manteiga da terra, carnes de sol, crustáceos e tudo mais que esta terra tem a oferecer.

Para o festival, essas e outras riquezas gastronômicas tradicionais poderão ser utilizadas nas categorias: Lanches e Petiscos, Prato Principal, Doces e Sobremesas, além da inovação da categoria Chef de Cozinha, onde os clientes poderão comprar um menu completo que inclui: Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

Para saber mais informações sobre o evento ou consultar o edital de seleção do festival, basta acessar o Instagram do evento: @festivalsaboresdoceara

Serviço:

Festival Gastronômico Sabores do Ceará – Edição Sobral

Local: Sobral – CE

Evento: de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020

Realização: Sebrae – CE

Aplicativo Parceiro: Aiqfome

Parceiros Institucionais: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta, IFCE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES