Teresina ganha primeira orquestra Sanfônica localizada no Teatro do Boi

Será lançada oficialmente hoje a Orquestra Sanfônica de Teresina “Seu Dominguinhos”, no Teatro do Boi

ENSAIOS | Grupo é formado por veteranos, e muitos talentos jovens e até crianças | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sanfona é um instrumento musical bastante conhecido no Nordeste. O som produzido por ela atravessa terreiros, salões, multidões e através do forró se populariza trazendo alegria por onde passa.

Essa mesma alegria é o que faz com que crianças, jovens e adultos se rendam à melodia que sai dela. Pensando em torná-la cada vez mais popular é que as orquestras sanfônicas estão se expandindo pelo país.

Em Teresina, um grupo de músicos prepara-se para levar o som aos quatro cantos da capital, numa iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que irá estrear em grande estilo na cidade.

A Orquestra Sanfônica de Teresina ?Seu Dominguinhos? será lançada oficialmente hoje, ao meio-dia, no Teatro do Boi.

São 20 sanfoneiros, além dos músicos de apoio que tocam contrabaixo, zabumba, pandeiro e triângulo. A coordenação é do também sanfoneiro Luiz Gomes do Nascimento, mais conhecido como ?Peninha?.

Ele, que é um dos incentivadores da sanfona, realiza um encontro semanal com amantes do instrumentos e busca o resgate do autêntico forró pé de serra, sendo um dos admiradores de Luiz Gonzaga.

Segundo ele, a orquestra é um resgate e valoriza o sanfoneiro, um músico que representa bem as raízes nordestinas.

Nesta época de festa de São João, a figura do sanfoneiro é bem mais procurada, mas nos outros meses do ano, ele fica, na maioria das vezes, sem trabalho.

O maestro Ivan Silva é que rege a orquestra. Ele, que é professor da Escola de Música de Teresina ministrando aulas de teclado e sanfona, tem observado a importância de disseminar a música entre os jovens e instrumentos mais populares podem ter uma resposta bem mais positiva entre eles.

?A sanfona é mais popular e essa foi uma das coisas que foram observada pelo presidente da Fundação, Lázaro do Piauí, quando pensou em criar a orquestra.

É exatamente atingir o jovem?, comenta, lembrando que é muito mais fácil conseguir sensibilizar o jovem para fazer parte da orquestra sanfônica, em razão do forró estar mais presente no seu cotidiano. Já trazer o jovem para a música erudita, não é que seja mais complicado, mas na sua opinião, pode levar mais tempo. A resposta não será tão rápida.

Orquestra-escola vai atrair jovens

De acordo com o maestro, a formação atual da orquestra não é definitiva. Ela está na verdade sendo trabalhada. "A proposta é poder, no futuro, transformá-la numa orquestra-escola que vem a atrair os jovens.

"De início, os ensaios estão acontecendo no Palácio da Música, mas não sei dizer como será daqui pra frente, porque está sendo ainda pensado o projeto da escola".

O nome da orquestra é uma homenagem ao músico Dominguinhos, referência nacional no gênero. Os ensaios começaram há cerca de dois meses e são realizados duas vezes por semana, na segunda-feira e na quarta-feira, no Palácio da Música.

Na formação de estreia, músicos de Teresina e de algumas cidades do interior, como Campo Maior e União. A orquestra conta com sanfoneiros bem jovens, como o pequeno Isac do Acordeon, com apenas 10 anos e veteranos como Francisco Alves, com 63 anos, um dos mais velhos da orquestra.

O repertório será bem variado com composições nordestinas e outras nacionais, sempre procurando resgatar o regionalismo e dando uma identidade ao trabalho dos músicos.

Se depender da disposição do grupo, Teresina terá um São João para lá de animado. "Estamos há dois meses ensaiando para fazer a primeira apresentação".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES