Teresina realiza a primeira edição de Festival de Artes Negras

A programação traz rodas de conversa sobre racismo e arte coletiva; oficinas de dança e vídeo; shows de ijexá e muito mais

Jaísa Caldas é uma das atrações do Festival de Artes Negras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De 2 a 4 de setembro ocorre, na Casa Barro, a primeira edição do Bang! Festival d’Artes Negras. O evento é produzido pela própria Casa e pelo Núcleo de Estudos Baile Afrosamurai - NEBAF!. Trata-se de um grupo de estudos que produz conteúdo e facilita debates sobre arte afro-brasileira.

E tem por finalidade reunir dança, música, pensamento, política, ativismo e celebrar aind o povo negro e sua cultura, que se  mostra em suas incontáveis expressões artísticas em Teresina, no Piauí e no mundo. A programação traz rodas de conversa sobre racismo e arte coletiva; oficinas de dança e vídeo; shows de ijexá, MPB, rap e samba, discotecagens de reggae, afrobeats e funk; feira de afroempreendedores e roda de samba.

Jaísa Caldas irá participar do Festival de Artes Negras  - Divulgação

Objetivo do festival

Segundo o pesquisador e diretor do festival, Caio Silva, o objetivo do festival é de continuidade e atualização. “O festival tem a intenção de se somar a um incontável número  de expressões e manifestações artísticas das comunidades pretas no Piauí e no nordeste”, diz.

“Aqui, por exemplo, a gente tem desde o festival PRETAFORMA, que aconteceu ano passado, passando pelas festas de bumba meu boi e os bailes de reggae. A experiência do negro aqui e no mundo é infinita. Somos apenas uma parte dela”, completa.

Divulgação

Manifestações

Assim, a possibilidade de ter um lugar que reúna uma boa parte dessas manifestações gera sensação de acolhimento. A cantora e compositora Jaísa Caldas afirma que “é sempre um conforto saber que você pode ir a um lugar e saber que sua arte vai ser prontamente acolhida”. 

“Eu escrevo e canto tendo como horizonte essa identidade preta e indígena como alvo”, diz. A importância e valorização é tamanha que Jaísa preparou um show especialmente para o evento. “Como eu estou arrecadando para gravação do meu disco, eu acho que essa é a situação ideal para apresentar um show novo chamado Arquivo Compilado”, finaliza.

Para ver programação detalhada: https://www.instagram.com/bang_festival/

Mais informações: (86) 999516365

Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES