​Teresina recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

A abertura acontece na próxima segunda-feira (23), a partir das 19h

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina recebe de 23 a 28 de novembro a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Cerca de 40 filmes serão exibidos gratuitamente no Teatro do Boi, voltados para o público de todas as idades. A abertura acontece na próxima segunda-feira (23), a partir das 19h, com exibição do curta “Abraço de Maré”, do diretor Vitor Ciriaco, e do longa “Betinho: a esperança equilibrista”. Este último, um documentário de 89 minutos, sob direção de Victor Lopes, conta a história do sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, que liderou uma série de movimentos sociais e lutou contra as injustiças e a favor da vida.

Já em “Abraço de Maré” é contada em 16 minutos a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. No dia 24, as sessões são voltadas para crianças e adolescentes. Os cinco filmes exibidos terão audiodescrição e podem ser vistos das 14h às 20h. Dentro da mostra temática, filmes que estimulam o debate em torno de temas atuais e presentes na realidade desse público. Como exemplo, “Muito além do peso”, um documentário de 90 minutos que mergulha no tema da obesidade infantil, que atinge 33% das crianças brasileiras.

No dia 25 as sessões são voltadas para as escolas. Na quinta-feira (26), o horário é diferenciado e as exibições começam às 8h30 e se estendem até as 15h30. Na sexta-feira (27) as sessões acontecem das 14h às 20h, com debate. No sábado (28), último dia da Mostra, o primeiro filme a ser exibido, às 10h30, é “O plantador de quiabos”. E para fechar a programação tem “Memória para o Uso diário”, um documentário brasileiro gravado em 2007 que retrata o drama de mães que choram pelos filhos assassinados nas favelas.

Além dos filmes brasileiros, a Mostra traz produções da Bolívia, Argentina e Cuba. Todas as 26 capitais do Brasil recebem a 10ª Mostra, uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

A Mostra é uma iniciativa do Governo Federal, realizada através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos e produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), e dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade, entre outros. No Piauí, o evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES