Torquato, Imagem da Incompletude será exibido no dia 7

O poeta, jornalista e letrista piauiense é homenageado com filme dirigido por Danilo e Guga Carvalho

Documentário Torquato Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Torquato Neto é tema do documentário "Torquato, Imagem da Incompletude", que será exibido  na Quarta do Cinema, 7 de abril, às 22h25. No Curta!

O poeta, jornalista e letrista piauiense entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão e sempre marcou presença na vanguarda, envolvido diretamente a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta.

Dirigido por Danilo e Guga Carvalho, o filme mistura um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória. 

Poeta e letrista Torquato Neto é homenageado em documentário (Divulgação Curta!)

A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária, formalmente e esteticamente, marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época.

O filme propõe uma reflexão sobre vida, obra e pensamento de Torquato Neto, destacando sua produção vigorosa que se encerrou precocemente com seu suicídio, aos 28 anos, em 1972. Entre as obras relembradas estão a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha” e sua atuação na coluna jornalística “Geleia Geral”, que ajudou a disseminar a arte de vanguarda brasileira da época.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES