Tradicionais festas de São João se reinventam no mundo online

Comemorações prometem manter o ritmo até o fim do mês

O Brasil promete se virar para não deixar a data esquecida. | Ana Lícia Menezes/ Pref. de Aracaju
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ana Lícia Menezes/ Pref. de AracajuO dia de São João é comemorado nesta quarta, 24! Um dos momentos mais aguardados pelos amantes das tradicionais festas juninas. Embora a pandemia de Covid-19 impossibilite os festejos como conhecemos, o Brasil promete se virar para não deixar a data esquecida. Hoje, véspera do nascimento de João Batista, marcará o início das celebrações online das tradicionais festas que exalam música, história e cultura brasileira.

“Não há como negar a importância turística e cultural das festas juninas para o nosso país. Junho e julho são meses marcados pelo aumento de turistas e, por consequência, emprego e renda crescem junto. São festas que movimentam a economia do país, mas o momento atual pede cuidado e essa adaptação para a internet fará toda a diferença para os brasileiros”, pontuou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

O tradicional Forró Caju - conhecido em todo o Nordeste e realizado pela Prefeitura de Aracaju – promete continuar valorizando a cultura regional. A partir de hoje, o sergipano e o Brasil poderão acompanhar 45 atrações musicais no canal da prefeitura no YouTube. A programação vai até o dia 30, com início marcado sempre para as 21h.

Em Campina Grande (PB), o festejo conhecido carinhosamente como “O Maior São João do Mundo” foi adiado para outubro por conta da pandemia de Covid-19, mas os paraibanos não ficarão de fora da comemoração. A partir das 17h, o YouTube oficial da festa será inundado com atrações musicais.

Além das apresentações, o espectador apreciará o conto de uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas e gastronomia, preparando tudo para os shows em outubro. A programação vai até 27 de junho.

FESTIVAL SÃO JOÃO NA REDE

O festival “São João na Rede - O forró que a gente gosta” segue com a sua programação, que começou no último dia 12 e vai até o próximo dia 25. A iniciativa, criada em parceria entre o Fórum Forró de Raiz Nacional e suas representações estaduais, a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, está reunindo mais de 200 artistas e tem como objetivo reforçar as matrizes tradicionais para registro do gênero musical como Patrimônio Cultural do Brasil.

As atrações mostram a dimensão multifacetada do forró por meio de shows, dança, oficinas, debates e rodas de conversa com mestres e mestras do gênero. Confira mais informações no site do festival. (Por Kiara Mila Goulart)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES