Trisca: festival com crianças propõe novo jeito de pensar a cidade

Festival ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Triscar: um verbo comum no imaginário nordestino. Foi dessa brincadeira que surgiu o Trisca Festival – um festival de arte feito por crianças e para crianças. Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro a Biblioteca Cromwell de Carvalho vai se transformar em um grande laboratório com jardim sensorial, intervenções, brincadeiras, exposições e experiências para viver com crianças.

A iniciativa é do @_canteiro_, que cria contextos e estratégias de co-existência, tentando pensar a cidade e sua relação entre artistas e sujeitos. “De alguma maneira o festival tem a intenção de começar a ativar em Teresina a ideia de uma programação cultural para crianças, costurando pessoas que estão trabalhando nesse segmento”, destaca Layane Holanda, artista e produtora cultural à frente da realização junto com Soraya Portela.

Já em sua primeira edição, há dois anos, o Trisca trouxe várias provocações: que contextos, além da escola e família, estamos criando para formar os sujeitos que atuarão no mundo e no futuro? Que entendimento de criança estamos praticando? Como articular espaços de encontro, afeto e noções de coletividade em uma geração cada vez mais seduzida pela existência individual de selfs, cliques, telas e universos digitais?

“Esse ano a ideia é fazer uma programação não para criança, o foco é um festival com criança e feito por crianças”, explica Soraya Portela, enfatizando as preposições. Não à toa foram chamadas curadoras do tamanho do evento: Laura (7),Theodora (11) e Beatrx Matoz (13).

“A gente escolheu a ideia da criança como protagonista como um primeiro passo: olhar para elas e escutar o que elas têm a dizer, o que estão pensando do mundo agora”, define a produtora.

O festival começa na tarde de sexta (14) com jardim sensorial – exposição aberta à visitação, na nave da biblioteca. Há ainda uma ação de leituras públicas (“Você tem um minutinho para a palavra?”, projeto do Festival Panorama RJ que visita o Trisca), exposição coletiva de mini-obras de mini-artistas e uma oficina de som. À tarde, o espaço da biblioteca vai se transformar num verdadeiro quintal de brincadeiras de chão: é hora do campeonato de petecas e triângulo, e vale envolver pai, mãe, avô e todo mundo que já brincou disso! A sexta-feira, primeiro dia do Festival, encerra com o espetáculo Cirandar, do Balé da Cidade.

Encerramento do Trisca será na Potycabana

No sábado e domingo a programação segue com uma conversa pública na nave da biblioteca e oficinas multidisciplinares, além de um espetáculo-laboratório com Carlinha Senna “Abá bonecas de nó e Orixás“ onde durante a apresentação as crianças vão construir bonecas de nó em tecido e se aproximar da cosmologia africana. Toda programação é sujeita a lotação de público – é importante fazer a inscrição prévia do(a) participante através da internet e garantir ingresso. O encerramento da edição 2018 do Trisca é na Potycabana, com o Rali Rala Canela, começando às 17h. “É um passeio de bike coreografado e conduzido pela Chandelly Kidman – ele pode tanto ser vivido como assistido, é um ato, uma passeata colorida e barulhenta, afirmando a presença da criança nos espaços públicos”, explica Layane . “A ideia é infiltrar a discussão sobre papéis femininos e masculinos de um jeito leve porque há um grande tabu em torno disso: que infância é essa que segrega brincadeiras de menina e meninos? Criança pode brincar junto, bicicleta, pipa, bola, subir na árvore, se fantasiar, construir foguete, fazer comidinha são maneiras de ativar desde cedo o que uma menina pode ou não pode fazer na vida adulta”, provoca.

Em três dias de atividades, o Trisca provoca o nosso olhar para repensar as formas de produzir arte para criança, para reinventar modelos e encontrar ligações entre o teatro, dança, música, imagem e a cultura popular. “São experiências que qualquer pessoa pode viver com crianças”, diz Holanda. “E, para quem é adulto, é a chance de se aproximar do universo da infância, tem muitas outras coisas além de fadas e super-heróis”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES