Troca de farpas: Chefe da Globo briga com colunista de TV

Número um do Jornalismo da emissora carioca bate de frente com afirmação de diretor geral ao negar foco na classe C

Sai Renato Machado, entra Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil (Globo) | Divulgação/ TV Globo - Fotomontagem - R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefão de jornalismo da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, contestou a colunista de TV Cristiana Padiglione, do jornal O Estado de S.Paulo e negou por meio de comunicado que o troca-troca nos telejornais da emissora tenha sido gerado por crise de audiência.

No final de semana, os leitores do jornal puderam ler carta assinada pelo diretor-geral de jornalismo e esporte da emissora em que ele questionava nota na coluna de Padiglione que divulgara que a troca de Renato Machado por Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil tenha sido motivada por crise de audiência e busca por público mais popular.

De acordo com a notícia, a mudança ocorreu por conta do crescimento registrado pela Record. Desde 2003, a emissora aumentou 450% em audiência na faixa da manhã, quando a Globo leva ao ar o Bom Dia Brasil.

Em comunicado, Schroder diz que o matutino da emissora carioca atende a todas as classes e afirma que os dois apresentadores da Globo são "refinados", para negar que haja um foco na busca pela classe C.

- De fato, ele (Renato Machado) é refinado em tudo, da cultura geral às boas maneiras. (...) Contudo, apenas o preconceito pode imaginar que a sofisticação dele o impediu de se comunicar bem; ao contrário, isso sempre o ajudou. Chico Pinheiro é considerado uma substituição natural justamente porque é igualmente refinado.

Mas sua posição é contraria à do diretor geral da Globo, Octavio Florisbal, que em entrevista recente ao UOL afirmou que a emissora promovia e promoveria mudanças com foco no público mais popular.

No comunicado, Schroder ainda enfatiza que a emissora não busca esse público e nega a crise, dizendo que o público da Globo reflete a população. Um levantamento apontado pela Folha de S. Paulo na quarta-feira (22) mostra que o início da crise de audiência dos matutinos na Globo começou em 2003, quando a Record estreou o Fala Brasil, apresentado logo após o São Paulo no Ar, em formato de jornal.

De 2003 até agora a audiência do Fala Brasil pulou de 1,1 ponto em média para 6,1 pontos, ou seja, um crescimento de 450%. Enquanto isso, a Rede Globo manteve a audiência média, mas perdeu 22% de Ibope sobre o número de televisores ligados.

Isso quer dizer que o número de televisores cresceu no período, mas a Globo manteve o mesmo número de telespectadores.

Não foi só a Globo que perdeu. Outras emissoras também foram afetadas pelo crescimento da Record na faixa de horário, como o SBT, que perdeu 25% de sua audiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES