TSE adia mais uma vez julgamento de processo contra Jackson Lago

TSE adia. mais uma vez. julgamento .de processo. contra Jackson Lago

Lago adia julgamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adiou mais uma vez nesta terça-feira o julgamento do processo contra o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), acusado de irregularidades durante a campanha eleitoral de 2006. Como o ministro Joaquim Barbosa, do TSE, se julgou impedido de participar do julgamento, os ministros do tribunal entenderam por unanimidade que o processo deve ser "renovado" --o que na prática faz com que comece a tramitar do zero.

O ministro Félix Fischer pediu a renovação do julgamento com base no regimento interno do STF (Supremo Tribunal Federal). Como Barbosa foi substituído no julgamento pelo ministro Ricardo Lewandowski, o processo vai reiniciar sua tramitação no tribunal --o que inclui a sua leitura e novas sustentações orais dos advogados de acusação e defesa.

"No caso em que se busca uma cassação de mandato envolvendo grande quantidade de provas, é conveniente a renovação", disse o ministro Marcelo Ribeiro, do TSE.

O presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, definiu que o julgamento do processo será retomado no dia 19 de fevereiro, data em que terá início a sua renovação.

O ministro Lewandowski, que substituiu Barbosa no julgamento, argumentou que terá que analisar melhor o processo uma vez que teve acesso à matéria somente nesta terça-feira. "Estou aqui para compor o quórum. Não estou aqui simplesmente para participar de um julgamento qualquer em que exige quórum. Na esteira do que foi ponderado, o julgamento terá que ser renovado com a leitura do relatório e dos debates", disse o ministro.

Barbosa se declarou impedido de participar do julgamento por razões pessoais, mas não deixou claro os motivos do seu impedimento. No final do ano passado, Barbosa chegou a abandonar o julgamento do processo contra o governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) depois que o ministro Arnaldo Versiani pediu vista da matéria. Na ocasião, Barbosa criticou o adiamento porque o governador estava no cargo sustentado por decisões liminares.

Polêmica

O processo, que começou a ser julgado pelo Plenário do TSE em 19 de dezembro de 2008, foi retomado hoje após vista do ministro Félix Fischer. Antes do julgamento de hoje, o ministro Eros Grau, relator do processo, já havia adiantado seu voto. Ele decidiu pela cassação de Lago e do vice-governador do Estado, Luiz Carlos Porto (PPS).

O pedido de cassação de mandato foi feito pela coligação da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), candidata derrotada por Lago nas eleições de 2006. A principal acusação é a de que José Reinaldo Tavares (PSB), governador do Maranhão à época da eleição, teria usado a máquina do Estado em favor de Lago.

Entre as supostas infrações cometidas por Lago, a denúncia menciona doações irregulares de cestas básicas e kit salva-vidas para moradores da baía de São Marcos, em São José de Ribamar, além de transferência de recursos públicos, de mais de R$ 700 mil, para uma associação de moradores de Grajaú.

Existe ainda a acusação de assinutura de centenas de convenios de prefeitos com o governo do estado que contaram com a presença do atual Governador em palanques com discursos afirmando a mudança que veria a se consolidar no Maranhão com aqueles recursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES