Turbantes: uso e sua importância em curso que começa nesta segunda

O curso terá a duração de uma semana, com aulas práticas e teóricas sobre o uso de turbante, com participação de mulheres e homens.

Curso mostra uso e importância dos turbantes | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto "Curso de Saberes do Ofício da  Baiana de Acarajé", traz o segundo curso para os piauienses. Dessa vez, de Turbantes, com a professora Leninha Sousa. 

O curso terá a duração de uma semana, com aulas práticas e teóricas sobre o uso de turbante, com participação de mulheres e homens. Serão duas turmas com 17 alunos cada, nos turnos manhã e tarde. O curso começa nesta segunda-feira,  dia 30 de agosto.

Segundo Leninha, o turbante não é um simples adereço ou enfeite. “Ele fala de nossa ancestralidade, de quem somos, de nosso empoderamento enquanto mulher negra”. 

Os turbantes tem todo um significado/reprodução internet

Reconhecimento

O artigo de Lorena Lacerda, publicado no Portal Geledés, ressalta a importância da auto aceitação e reconhecimento da beleza dos cabelos negros. A estética dos turbantes me ensinou que toda mulher negra carrega o sentido importante de uma coroa porque são potencialmente capazes de erguer a cabeça e honrar sua própria realeza”.

Leninha se reconheceu como mulher negra quando assumiu seus cabelos afros, após a especialização, ela é bisneta de ex escravizada. “Atualmente descobri que minha avó e de uma comunidade quilombola daqui do Piauí, Sítio Velho”. O curso é uma realização da Associação nacional das Baianas do Acarajé no Piauí.

Quem é a instrutora:

Luzilene de Sousa Silva, a Leninha, é graduada em Biologia, com especialização em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira. Vice presidente, do Ayabás – Instituto da Mulher Negra, que completa 13 anos em setembro e que luta contra o racismo, machismo, sexismo e pelos direitos das mulheres negras. Faz parte do levante Feminista Piauí, da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio, Conselheira Estadual de Saúde, saúde da mulher e do povo negro, faz parte do MORHAN/PI, movimento de pessoas atingidas pela Hanseníase.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES