União e criatividade mantêm ativo o Patrimônio Cultural do Brasil

Muitas dessas manifestações culturais realizadas a partir da interação coletiva foram afetadas por conta do Coronavirus que exigiu isolamento social.

Patrimônio cultural | Divulgação Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Feira de Caruaru (PE) e Tambor de Crioula (MA) passam por revalidação dos registros como Patrimônio CulturalÉ com muita criatividade e união que os 48 bens registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil têm enfrentado os problemas causados pela pandemia que atravessa o país. Muitas dessas manifestações culturais realizadas a partir da interação coletiva foram afetadas por conta do Coronavirus que exigiu isolamento social. 

Em pouco tempo, cessaram as vendas de acarajé produzido por baianas em todo o país; as apresentações de teatro de bonecos ficaram sem sua platéia cativa; e as feiras livres, como a de Caruaru (PE), onde se encontrava de tudo que há no mundo foram fechadas. E por trás desse cenário estão os protagonistas que trabalham e vivem para manter vivo o Patrimônio Cultural do Brasil. Contudo, esses agentes da cultura têm contado com a tecnologia para manter ativa suas expressões, saberes e celebrações. Pois se já não há local onde se possam exibir livretos de cordel e xilogravuras, os versos dos poetas saem do papel e navegam pelos gigabites da rede de computadores dando recados importantes para alertar sobre o coronavírus, iniciativa realizada por cordelistas de Aracajú (SE) e Brasília (DF).     

Primeira salga (sal grosso).Os bens que possuem a sua base financeira na venda de produtos alimentícios também se adaptaram à tecnologia e agora utilizam os recursos da venda online. Os produtores do tradicional modo de fazer o queijo mineiro divulgam essa iguaria pelas redes sociais.  E as baianas, que estão sem poder abrir o tabuleiro, se organizaram no mundo virtual e utilizam os serviços de entrega, os chamados deliverys.  

É com base nessa força coletiva para manter ativo o Patrimônio Cultural do Brasil, que o Iphan, em parceria com os detentores desses bens, realiza a ação Patrimônio Cultural #Em Casa. A ideia é continuar promovendo e difundindo essa riqueza nacional por meio de transmissões online e dar visibilidade a práticas e saberes de mestres e mestras da cultura popular.  E ações como essa se espalham por todas as regiões do país. 

No Amapá, o Marabaixo registrado pelo Iphan em 2018, mostra a força dessa expressão de devoção e resistência quando se volta para fazer o bem à comunidade. Por meio de apresentações online organizadas por vários grupos locais, a ação mantém ativa tanto a prática quanto atos solidários que visam à coleta e doação para os mais necessitados. Esta mesma iniciativa também é realizada por capoeiristas de todo o país que, sem poder abrir a roda, têm difundido pelas ondas da internet toda a exuberância desse Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.     

Celebrações canceladas ou adiadas

A Festa do Divino de Pirenópolis foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, reconhecido pelo Iphan, em  2010Os efeitos da Covid-19 também alteraram o contexto de cidades inteiras, que antes estavam acostumadas a acolher milhares de pessoas em celebrações festivas ou religiosas reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil. Neste ano, para evitar aglomerações, foram canceladas ou adiadas: a Procissão do Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis; a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e a Romaria de Carros de Bois, ambas nas cidades do Goiás, além do Bembé do Mercado, no Recôncavo Baiano. 

A festa cearense do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, que aconteceria no mês de maio, foi adiada para outubro. Mas o dinheiro que seria usado nesta celebração vai ser destinado para trabalho de prevenção e tratamento de pessoas que venham a ser infectadas pela Covid-19 no estado cearense. Já no Rio Grande do Sul, a Fenadoce realizada na cidade de Pelotas, com foco a tradição doceira local também foi adiada. Mas a organização do evento resolveu doar doces e máscaras para homenagear os motoboys, profissionais que seguem trabalhando durante a pandemia.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES