Veja 10 coisas que você precisa saber sobre o Corso de Teresina

“Corso é o maior evento popular do Piauí”, diz Firmino Filho.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está se aproximando a hora da avenida Raul Lopes se transformar no maior corredor da folia em todo o Estado. A Prefeitura de Teresina, responsável pela organização e estruturação do evento, que acontecer no sábado (18), finaliza os últimos detalhes. O prefeito Firmino Filho ressalta que o Corso é uma festa feita pelo povo e que se molda, a cada ano, pela manifestação popular. 

"Temos uma transformação do Carnaval de Teresina ao longo do tempo, com o fortalecimento especificamente dos blocos, e temos também o fenômeno do Corso, que está se transformando a cada ano. O Corso renasceu em 1998 e pouco a pouco ele está virando um Carnaval de rua bastante popular. É o maior evento popular do Piauí. São mais de 300 mil pessoas. E isso demonstra que o povo de Teresina tem uma alegria muito grande, que gosta de Carnaval, gosta de festa e gosta de extravasar durante esse período", afirma o prefeito.

10 coisas que você precisa saber sobre o Corso

1 - INSCRIÇÕES 

As inscrições dos caminhões estão sendo realizadas, das 7h30 às 17h, na sede da Fundação Monsenhor Chaves, localizada na rua Félix Pacheco, 1440, Centro/Sul.

A pessoa responsável deve levar toda a documentação do caminhão e do motorista que vai guiar o veículo durante o evento. Além disso, dar informações gerais sobre a proposta de decoração, o tema, e os itens exigidos (guarda-corpo, banheiros químicos).

2 - CONCENTRAÇÃO

Os veículos poderão se posicionar a partir das 12 horas do dia 18 de fevereiro na avenida Petrônio Portela, iniciando em frente a Polipedras, no sentido Leste/Centro. O evento começa às 16h do sábado (18) e os veículos deverão transitar em faixas estabelecidas e sinalizadas pela organização do Corso, através das grades de proteção.

De acordo com Diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, a mudança no local da concentração foi realizada para melhorar a fluidez no trânsito. “Resolvemos fazer essa mudança para oferecer mais segurança para as pessoas que vão participar do Corso”, acrescentou.

3 - PERCURSO

O percurso será por toda a extensão da avenida Raul Lopes, a partir da ponte da Primavera, passando pela ponte Estaiada e a dispersão acontece a partir do primeiro balão do Shopping Riverside, sendo proibido estacionar a partir deste ponto.

4 - BARRAQUEIROS

Foi intensa a procura para inscrições de ambulantes e vendedores que pretendem usar o espaço e comercializar bebidas e comidas na área que corresponde a Avenida Raul Lopes durante o Corso 2017. Ao todo, 400 fichas foram cadastradas pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Neste ano, por orientação do Ministério Público, o número de inscrições foi limitado.

5 - INCLUSÃO

Assim como nas outras edições, as majestades do Carnaval serão presença certa no evento, com uma novidade. Além dos tradicionais Rei e Rainha do Carnaval, os da terceira idade e da acessibilidade, esse ano o Corso será abrilhantado com a presença da Rainha Trans. As majestades representantes da folia serão escolhidos na festa que acontecerá nesta sexta-feira (10). 

6 - SAÚDE

Uma ambulância do SAMU e motolancias estarão no local para atender possíveis demandas e para, caso necessário, fazer o deslocamento do paciente para os hospitais da região, que estarão preparados para atender as demandas. Principalmente o Hospital da Primavera, que é o mais próximo da festa.

Quanto à fiscalização dos alimentos a venda no evento, a Vigilância Sanitária do município estará presente. “Serão levados em conta fatores como o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como o acondicionamento dos produtos”, conta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

Ela explica que os vendedores devem estar uniformizados, usando avental, touca e luvas. O responsável pelos alimentos não deve manipular dinheiro nem usar nenhum tipo de adorno. “Pratos e talheres devem ser descartáveis e, para garantir que não haja reutilização, aconselhamos os clientes a destruir estes utensílios logo após seu uso, bem como quebrar os palitos de churrasco”, aconselha Amariles Borba.

7 - SEGURANÇA

A Comissão Organizadora do Carnaval, mais uma vez, trabalha em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Portanto, o Corso terá a segurança maciça da PM, além de segurança particular. 

8 - MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Semam) está se articulando junto às ONGs Emaús Trapeiros e Mais Vida para realizar uma série de ações estratégicas. A atuação se dará tanto no aspecto da educação quanto da compensação ambiental.

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam fará a distribuição de material educativo, além de levar uma mostra de produtos feitos a partir de materiais recicláveis, criados por artesãos e artistas locais.

 

A Associação Emaús Trapeiros de Teresina, por sua vez, ficará responsável pela triagem do lixo recolhido, fazendo a contabilização da quantidade resíduos de metal, papel e plástico, devendo, ao fim, repassar os dados à Semam.

9 - TURISMO

O aspecto turístico é um dos principais a serem levados em conta durante o evento. Esse ano, espera-se um público de 350 mil pessoas.

Em relação especificamente aos turistas que estiveram no Corso ano passado, a pesquisa apontou um crescimento de 52,8% em relação a 2015, evoluindo de 37.500 visitantes para 57.300, sendo que, em 2015, 40% chegaram exclusivamente para o Corso e, em 2016, esse número cresceu para 74,1%, demonstrando que o evento tem um forte poder de captação de fluxo.

10 - TRANSPORTE

Por ser o maior evento da cidade, em se considerando a aglomeração de pessoas, recomenda-se que as pessoas vão para o evento utilizando o transporte público ou os serviços de táxi e mototáxi. 

No final do percurso, serão dispostos pontos de táxi e mototáxi também para que os foliões possam ir para casa em segurança. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES