Veja como acabar com esmalte descascado, unhas fracas e amareladas

Especialista explica como acabar com o problema nas unhas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quebra-quebra

Unhas fracas e quebradiças geralmente são associadas à má alimentação, mas, de acordo com Bianca Wiedemann, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ), também podem indicar distúrbios da tireoide e presença de fungos. Outro fator que costuma fragilizá-las é o constante contato com a água e produtos químicos, como detergente, acetona...

Solução: além de visitar o dermatologista, é preciso investir em uma alimentação saudável e rica em ferro – espinafre, soja, grão de bico, fígado e beterraba são boas fontes do nutriente – para evitar possíveis carências. “O uso de luvas emborrachadas durante os afazeres domésticos também é indispensável”, afirma Bianca Wiedemann. Quando for pintar as garras, use bases fortalecedoras (experimente a Technology Base Fortalecedora, da Risqué, R$ 4) e, sempre que for tirar o esmalte, faça-o com removedor sem acetona três dias antes de ir à manicure. Nesse intervalo, capriche na hidratação.

Cutículas à vista

As cutículas e peles soltas só dão as caras porque estão ressecadas, sabia? E isso não é raro de acontecer, afinal, nossas mãos estão expostas à agentes externos durante todo o dia. Outro motivo de ficarem aparentes é sua retirada, nem sempre feita da maneira incorreta.

Solução: remova apenas o excesso de cutículas e empurre o restante. “Quanto mais tirar, mais pele irá aparecer”, adianta Lucineide Santos, manicure do Hi Salão (SP). Para resolver o problema de ressecamento, hidratar a região é lei. Existem diversos produtos específicos para esse fim (como o Óleo para Unhas e Cutículas, da L’Occitane au Brésil, R$ 38), mas um bom óleo de amêndoas já dá conta do recado. Aplique nas cutículas no mínimo três vezes ao dia e note a diferença!

Amarelou!

Mulheres que costumam pintar as unhas com esmaltes vermelhos e outras cores escuras são potenciais candidatas a sofrerem com o aspecto amarelado. “Mas esse também pode ser um alerta do organismo para doenças nos rins e no fígado”, avisa Bianca Wiedemann.

Solução: aplicar água oxigenada ou uma pastinha de bicarbonato de sódio e água nas unhas são os truques de Lucineide Santos para clareá-las. “Para que não aconteça novamente, use e abuse da base incolor antes de passar o esmalte”, ensina. Caso continuem amareladas, não hesite em ir ao médico, hein?

Esmalte descascado

Se a superfície da unha não estiver totalmente seca na hora de esmaltar, a fixação da cor fica comprometida. “Qualquer vestígio oleoso pode fazer com que ele lasque após um ou dois dias”, reforça Lucineide Santos.

Solução: no dia a dia, antes de pintar as unhas, procure lavar bem as mãos e secá-las completamente. Para eventuais emergências, carregue sempre o esmalte que está usando na bolsa – caso descasque, dê o truque aplicando outra camada. Ademais, o segredo é lançar mão de disfarces estratégicos,tudo o que você tem de fazer é apelar para a criatividade e cobrir o estrago com desenhos e faixas na ponta das unhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES