Vestidas de rosa, indianas criam grupo contra violência

Rede de mulheres na Índia vestem sáris cor-de-rosa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um bom motivo para usar rosa: na região de Bundelkhand, na Índia, violência doméstica e sexual contra mulheres é algo muito comum. Para proteger umas às outras, elas se uniram e criaram a #GulabiGang, rede de mulheres que vestem sáris cor-de-rosa e empunham bastões de bambu por justiça. O grupo trabalha pelo empoderamento feminino, protege as mais vulneráveis contra abusos e combate a corrupção para garantir os direitos humanos e desestimular tradições como casamentos de crianças.

Fundado por Phoolan Devi, uma mulher que decidiu se vingar de seus estupradores e contrariou as hierarquias e os homens, na tradução para o português, a “Gangue de Rosa” segue por todas as partes, mediando conflitos domésticos, arrumando casamentos, denunciando a corrupção de burocratas e, se necessário, usando lathis para revidar abusos. Phoolan se tornou famosa por sua selvageria e simplicidade. Rendeu-se à política, foi eleita deputada e, em plena democracia, foi morta a tiros.

Em 2010, as mulheres de rosa criaram uma escola para os filhos das castas mais baixas e os povos indígenas do país. Elas querem que a nova geração tenha uma educação melhor, aprendendo a ler e escrever.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES