Vestido de Miss provoca nova disputa entre Peru e Bolívia

A polêmica provocou o orgulho nacional nos dois lados da fronteira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As relações entre os vizinhos Peru e Bolívia não têm sido das melhores nos últimos tempos, mas a última polêmica entre os países não tem nenhuma relação com a política, e sim com o vestido de uma candidata a miss.

Para sua participação no concurso Miss Universo, neste mês nas Bahamas, a Miss Peru Karen Schwarz escolheu um vestido inspirado em uma dança andina popular em ambos os países.

O vestido será enfeitado com olhos e chifres de diabo, inspirado na dança La Diablada.

Mas a Bolívia acusou os organizadores do concurso de Miss Peru de se apropriarem indevidamente da herança cultural boliviana.

Editoriais e blogs

A polêmica provocou o orgulho nacional nos dois lados da fronteira, gerando coléricos editoriais em jornais e comentários indignados em blogs.

Em uma entrevista a um jornal local, o ministro da Cultura da Bolívia, Pablo Groux, disse que seu governo estuda processar os organizadores do Miss Peru.

Até mesmo o presidente da Bolívia, Evo Morales, entrou na disputa. "Não podemos proibir que a miss vista a fantasia, mas pelo menos que reconheça a propriedade, a origem da Diablada", afirmou o presidente em um ato transmitido pela TV estatal.

No Peru, os responsáveis pelo concurso argumentam que a dança que inspirou o vestido é parte da cultura do altiplano andino, que é compartilhada pelos dois países.

Patrimônio da humanidade

A Diablada, ou Dança do Diabo, é parte do carnaval de Puno, no sul do Peru, mas também é a atração principal do carnaval de Oruro, na Bolívia, que ganhou status de patrimônio cultural da humanidade pela ONU.

Em ambos os países, a dança representa a disputa entre o bem e o mal, personalizada pela luta de São Miguel Arcanjo com os demônios representando os sete pecados capitais.

Porém a maioria dos historiadores acredita que a origem da Diablada vem dos tempos coloniais, antes de Peru e Bolívia existirem como nações independentes.

A final do concurso Miss Universo ocorrerá no dia 23 de agosto em Nassau, nas Bahamas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES