Escolas X-9, Vai-Vai e Rosas são destaques da primeira noite de desfiles em São Paulo

Primeira noite do carnaval 2012 ocorreu sem incidentes e com tempo bom

Passistas deram um toque de sensualidade nos desfiles | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As escolas X-9 Paulistana, Vai-Vai e Rosas de Ouro foram destaques da primeira noite de desfiles do Grupo Especial das escolas em São Paulo. Entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada de sábado (18), seis escolas passaram pelo Sambódromo do Anhembi.

Camisa Verde e Branco, Império de Casa Verde, Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi também fizeram apresentações sem imprevistos e agora apostam todas as suas fichas na apuração das notas que ocorrerá na terça-feira (21).

Em uma noite sem chuva e com arquibancadas lotadas, o público que foi ao Anhembi testemunhou uma disputa acirrada entre as concorrentes, que investiram em fantasias elaboradas e em enredos que trataram desde causas de cidadania até os relacionados ao esporte. As beldades também foram destaque: a musa Ellen Rocche desta vez apareceu morena e de disse mais inteligente, enquanto Viviane Araújo desfilou pela oitava vez como rainha de bateria da Mancha Verde.

X-9 Paulistana

A X-9 Paulistana vai tentar provar, quando os envelopes com as notas forem abertos, que uma competição de automobilismo pode ser mote para um carnaval bem feito e ajudar a revelar peculiaridades do sertão brasileiro. O nome do enredo é longo, o maior entre todas as escolas da primeira noite: "Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil... A X-9 Paulistana num grande rally desbrava os sertões dessa gente varonil!?

Mas a proposta foi objetiva. Investiu em cores, fantasias elaboradas e organização. Além de um desfile técnico e sem incidentes, a X-9 Paulistana ainda surpreendeu ao apresentar no quarto carro uma escultura articulada de um boi, que chegou aos 12 metros de altura durante suas evoluções. O fio condutor do enredo - elaborado pelo carnavalescos Rodrigo Cadete e Flávio Campello - foi a comemoração da 20ª edição do Rally dos Sertões.

A escola levou para o Anhembi musas que encantaram público e ritmistas. Rosana Ferreira, a Miss Bumbum, foi destaque de chão da X-9 Paulistana. A musa desfilou em frente à ala dos compositores. Ela usou uma fantasia que custou R$ 32 mil. A ex-BBB Mayra Cardi foi outro destaque e já pode se considerar vitoriosa: venceu os 540 metros da passarela do samba carregando uma fantasia com cerca de 40 quilos.

Vai-Vai

A Vai-Vai não poupou reverências às mulheres para agradar ao público do Anhembi. Seu enredo, "Mulheres que brilham", foi dedicado a homenagear personalidades femininas poderosas da realidade e da ficção: a pintora Tarsila do Amaral, a escritora Clarice Lispector, a mulher de Lampião, Maria Bonita, a primeira mulher, Eva, a Tia Anastácia de Monteiro Lobato, Carmen Miranda, Lygia Fagundes Telles, Irmã Dulce, Zilda Arns estavam entre as homenageadas nos carros e alegorias da escola.

A presidente Dilma Rousseff, citada pela escola como a mulher mais importante do Brasil, ganhou menção especial no último carro da agremiação, chamado "Por que vencestes que tu brilhas - o grande lar brasileiro". A menção à presidente antecede a de outra agremiação paulistana a um político: neste sábado (18) a Gaviões da Fiel terá enredo sobre o ex-presidente Luiz Inácio da Silva.

O desfile da Vai-Vai teve 64 minutos de duração, um a menos que o prazo máximo estipulado para a agremiação cruzar o Sambódromo, e terminou por volta das 4h20. Houve um contratempo no final: um dos carros alegóricos da Vai-Vai atropelou o cronômetro e uma escada improvisada foi improvisada de apoio para ele.

Rosas de Ouro

Um livro gigante na comissão de frente anunciava para o público que a Rosas de Ouro trazia uma história para contar no Anhembi nesta primeira noite de desfiles do carnaval 2012 em São Paulo. A escola da Freguesia do Ó, bairro na Zona Norte da capital paulista, foi buscar inspiração em um país em outro continente. Se os jurados gostarem da viagem, a agremiação pode levar o oitavo título fazendo carnaval com a Hungria.

As credenciais para manter o sonho vivo até a apuração incluem uma apresentação rica em detalhes e com acabamento esmerado. Ainda entram nesta conta o desempenho dos ritmistas comandados por mestre Tornado, que mantiveram com estilo o andamento do samba e garantiram empolgação extra até nas arquibancadas.

Intitulado ?O Reino dos Justus?, o enredo apresentou símbolos e origens medievais da região até alcançar a saga do povo húngaro que, no início do século passado, engrossou a lista de estrangeiros que começaram a desembarcar no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES