Júlio Santana: do marketing para a nutrição

Júlio Santana passou por uma cirurgia bariátrica, dietas convencionais até chegar ao que ele julga a ferramenta mais eficaz: as dietas low carb, que restringem o consumo de açúcar industrializado

Você já pensou em mudar totalmente o rumo da própria carreira? Júlio César Santana, nascido em São Paulo em 13 de abril de 1970, mas que considera-se teresinense de coração, é um bom exemplo de como mudanças podem ser positivas. Formado em Tecnologia da Informação e Administração com especialização em Marketing, ele decidiu virar nutricionista. 

A ideia veio após uma série de experiências pessoais. Entre um efeito sanfona e outro, Júlio Santana passou por uma cirurgia bariátrica, dietas convencionais até chegar ao que ele julga a ferramenta mais eficaz: as dietas low carb, que restringem o consumo de açúcar industrializado.


Cultivando a empatia com o paciente o profissional orienta como perder peso de forma saudável

Durante esse processo ele criou um blog, que na época chegou a 10 mil seguidores no Facebook. O sucesso levou Júlio ao curso de Nutrição, onde ele pôde aprender métodos e técnicas para ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação que ele. Cultivando a empatia com o paciente, o profissional orienta como perder peso de forma saudável  Sem condenar a carne vermelha, ao contrário de vários especialistas e a própria Organização Mundial de Saúde, Júlio acredita que a ciência deve respeitar a individualidade de cada um, e não convencionar tabelas alimentares de forma convencional, para todas as pessoas indistintamente.

Para NOSSA GENTE, Júlio acredita que os hábitos alimentares devem ser reformulados. E a dica para uma alimentação saudável é buscar profissionais de confiança e acreditar nos métodos aplicados por eles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


““Tenho uma história que mostra que bariátrica realmente emagrece, mas que se você não fizer o pós-operatório direito, você volta a engordar” "
Júlio Santana

JMN: É preciso mudar a forma das pessoas comerem?

JS: Sou a favor de que se pense uma nova maneira para as pessoas comerem, sem colocar em caixinhas. A pessoa têm que se conhecer e ter informação. Não pode vir o que temos que comer de cima para baixo.

JMN: O senhor acha que o ser humano é mais carnívoro?

JS: Sim! O intestino humano é mais parecido com o de um leão que um de macaco. O do macaco é cinco vezes maior que o do humano. Comer carboidrato industrializado é a base de várias doenças.


JMN: Como é a empatia com o paciente?

JS: Principalmente com os pacientes que estão se elegendo para cirurgia bariátrica. Ouço medos e anseios e monto uma estratégia para aquela pessoa. Esse é um ponto positivo. Tem a empatia também porque ele vê que não estou em forma! Mas pretendo ficar, com a dieta low carb. Essa conversa com o paciente permite que eu tire muitos medos deles. Além do fato de gostar de cozinhar, então passo receitas que não têm o açúcar e farinhas feitas de grãos, além de amidos concentrados das raízes. É um processo de engorda muito grande. Ninguém come grão cru, é preciso cozinhar e processar para tirar os antinutrientes, que permanecem mesmo depois de cozidos. Os grãos estão na pirâmide alimentar.


JMN: O senhor engordou depois da bariátrica e depois do curso de Nutrição?

JS: Exatamente. Tenho uma história que mostra que bariátrica realmente emagrece, mas que se você não fizer o pós-operatório direito, você volta a engordar. Tenho uma história que mostra que se eu fizer dieta eu posso perder muito peso. E mais: tenho na minha história que se você seguir as diretrizes da Nutrição convencional você engorda. Além da questão da dieta de baixo carboidrato, que permite que eu possa emagrecer.


JMN: Então o senhor decidiu fazer Nutrição?

JS: Sim! Fui fazer faculdade de Nutrição. Formei em 2018. Antes de entrar, eu já pesquisava sobre dietas. Então quando fui estudar eu tirei o site do ar. Passei a fazer tudo certinho igual fazia na faculdade, e engordei 23 kg. Formei com 130 kg. Então voltei a fazer low carb e hoje peso 113 kg. Queria fechar o ano com 99 kg, para sair da casa dos 100.


JMN: Que atitude o senhor tomou?

JS: Comecei a fazer dieta. Em 2013 comecei uma dieta de baixo carboidrato, era a dieta dukan. Assim cheguei a 106 kg, com força de vontade. É uma dieta tranquila. Eu sou comilão, gosto de cozinhar. Eu tenho uma agência de propagandas, na época estava muito bem, então fiz um site, com blog e dicas de emagrecimento. Tinha perfil no Facebook, onde cheguei a ter 10 mil seguidores. Isso há seis anos atrás! Era uma diversão que começou a tomar meu tempo. Então pensei que aos 50 eu queria fazer outra coisa.


Jornal Meio Norte: Você passou por um processo de mudança. Como foi isso?

Júlio Santana: Foi um processo longo, estou com 50 anos e meu sobrepeso vem desde a adolescência. Eu não me lembro de pesar menos de 100 kg na minha vida adulta. No final dos anos 90, cheguei a pesar 183 kg. Esse foi meu maior peso. Então eu tinha uma série de problemas de saúde associada a isso. Em 2000 fiz uma bariátrica, operado pelo Dr. Gustavo Santos. Cheguei a perder 66 kg, chegando a 117 kg. Passei alguns anos variando entre 117 e 125 kg, mas aumentei peso de novo. Em 2012 voltei a pesar 162 kg.


SEÇÕES