9º dia da Copa tem Brasil e duelo importante para Argentina

Seleção encara Costa Rica pelo Grupo E.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já com algumas definições de vagas e eliminações em outros grupos, a Copa do Mundo chega ao seu nono dia com momentos importantes para Brasil e Argentina, mesmo sem os hermanos entrarem em campo. Explica-se: no encerramento da segunda rodada do Grupo D, Messi e companhia estarão de olho em Islândia e Nigéria para saberem do que vão precisar para avançar às oitavas - além, claro, de vencer os africanos. Uma vitória do time europeu pode complicar a vida dos argentinos.

Mas este é apenas o segundo jogo do dia. Logo às 9h (horário de Brasília), a seleção brasileira volta a campo para buscar sua primeira vitória no torneio, desta vez contra a Costa Rica, derrotada pela Sérvia na estreia. E Tite não vai poder repetir a escalação, já que Danilo sentiu lesão e não poderá jogar. Fagner será o substituto. Três pontos são necessários para que o drama vivido pelos argentinos não passe perto do Brasil.

Fechando o dia, o outro jogo do Grupo E. A Sérvia enfrenta a Suíça e garantirá classificação em caso de vitória. Mas os suíços, que surpreenderam o Brasil, querem embolar de vez o grupo e deixar a decisão para a última rodada.

Brasil x Costa Rica


2ª rodada do Grupo E


9h - São Petersburgo

A intenção da comissão técnica brasileira era repetir a escalação da estreia - e chegar ao terceiro jogo seguido com o mesmo time, algo que não acontecia desde 2013 -, mas uma baixa inesperada fez Tite mudar de planos. Danilo sentiu lesão no quadril, se queixou de dores em treino na véspera da partida contra a Costa Rica e será desfalque nesta sexta-feira. Fagner ganhou a vaga, e voltará a atuar após dois meses fora de jogos oficiais.

Antes disso, Tite reconheceu a necessidade de ajustes, mas isso não siginifca que o time vá para vencer "a todo custo".

“Em todos os jogos temos que ter uma boa atuação e vencer. Este jogo também. Ajustes! Ser efetivo. Transforma as oportunidades em gol, e ela te dá essa condição. Continua proporcionando muito poucas oportunidades ao adversário. "Ah, mas a Suíça fez um gol". Analisa o contexto todo, quantas criou, quantas finalizou”, disse o comandante brasileiro.

No lado da Costa Rica, como se não bastassem os problemas internos enfrentados nos últimos dias e a derrota para a Sérvia na estreia, a seleção tem pela frente uma das favoritas ao título da Copa do Mundo - e que não foi bem na primeira rodada. Os discursos do técnico Óscar Ramírez e do capitão Bryan Ruiz foram mais de "esperança por um bom resultado" do que "confiança pela vitória". Os dois reconhecem a ampla superioridade brasileira, mas apostam em explorar algumas deficiências da equipe de Tite. Como, por exemplo, nas jogadas de bola parada.

Uma derrota deve significar a eliminação da Copa do Mundo. Resta saber se este grupo, que conta com muitos jogadores que brilharam no Brasil há quatro anos, consegue repetir a façanha de 2014, quando sobreviveu a uma chave com Itália, Inglaterra e Uruguai e só parou nas quartas de final diante da Holanda, nos pênaltis. A única mudança para o jogo contra a Seleção será na lateral esquerda com Oviedo no lugar de Calvo.


Nigéria x Islândia


2ª rodada do Grupo D


12h - Volgogrado

Do lado da Nigéria, a tendência é que o técnico alemão Gernot Rohr mexa na escalação que enfrentou a Croácia. O atacante Ahmed Musa, que perdeu espaço nos últimos jogos dos nigerianos, é uma opção. Apenas dos 25 anos de idade, ele é um dos quatro jogadores do jovem grupo que já jogaram Copa (em 2014, no Brasil). Pode ser opção para o começo ou ao decorrer do jogo para fura uma defesa islandesa eficiente, que deu trabalho aos argentinos.

Na Islândia, tanto na delegação quanto no país, o clima é de união e euforia. Na estreia contra a Argentina, 99% dos aparelhos de televisão estavam ligados no jogo. Para o capitão Gunnarsson, o ponto forte da equipe é justamente a força conjunta da equipe. E na coletiva na véspera do jogo o tom é de total harmonia.

“Vamos pegar times melhores. Então temos que jogar juntos. Se jogarmos como um time, qualquer coisa será possível”, disse o camisa 17.

Sérvia x Suíça


2ª rodada do Grupo E


15h - Kaliningrado

A confiança está grande em ambas as equipes após os resultados na primeira rodada. Enquanto a Suíça empatou com o Brasil por 1 a 1, a Sérvia lidera o grupo após derrotar a Costa Rica por 1 a 0. Técnicos e jogadores se mostraram descontraídos ao longo da semana, mas sempre dando o favoritismo da chave ao Brasil. É um jogo com ares de decisão para as duas equipes, e eles sabem disso.

Pelo lado da Suíça, a maior dúvida está no meio de campo. Behrami, que foi o "carrapato" de Neymar no empate frente à Seleção, está com dores na coxa esquerda desde o jogo e só voltou a campo no treino desta quinta, mas claramente mostrou que não está 100% recuperado levando a mão ao local lesionado a todo momento. Se for vetado, deve ser substituído por Zakaria. No mais, os principais nomes como Xhaka, Shaqiri e o autor do gol suíço Zuber estão prontos para a partida desta sexta-feira.

A Sérvia não tem problemas para o jogo e deve ir com força máxima com o termômetro Matic, o camisa 10 Tadic e o talentoso Milinkovic-Savic. Empolgado com o bom momento da equipe do leste europeu, o técnico Mladen Krstajic chegou a dizer que está dirigindo um "dream team". A equipe garante que vai atrás da vitória, o que selaria a classificação às oitavas, mas jogaram todo o favoritismo para os suíços, melhores colocados no ranking da Fifa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES