Acusado de abuso, Fernando de Carvalho Lopes é banido da ginástica

STJD da modalidade definiu sentença por unanimidade neste domingo, em Aracaju

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acusado de uma série de abusos sexuais contra crianças e adolescentes entre 1999 e 2016, o ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes foi banido do esporte em julgamento do Pleno do STJD da ginástica, realizado na tarde deste domingo na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Aracaju. A punição tem efeito imediato.

O tribunal o considerou culpado com base nos artigos 243 (“constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou por qualquer outro meio”) e 258 (“Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A base para a deliberação foi o Código de Conduta e Estatutos da FIG (Federação Internacional de Ginástica).

Além do afastamento em definitivo, o ex-técnico da seleção também terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão. A multa é recolhida para a federação à qual está vinculado. Mas, se Lopes não pagá-la, não sofrerá sanção.

Agência Senado

A decisão do pleno do STJD é definitiva no Brasil, não cabe recurso, mas os advogados de algumas das vítimas de Fernando Lopes cogitam recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. Neste domingo, o advogado do ex-treinador da seleção, Victor Nosé, não quis conversar com os jornalistas após o veredicto - Lopes não estava presente.

- O que os auditores fizeram foi analisar a conduta e os fatos que foram analisados - afirmou Fernando Silva Júnior, presidente do STJD da ginástica.

No primeiro julgamento, em novembro do ano passado, na Primeira Comissão do STJD, em Brasília, Fernando foi condenado a 1.440 dias de suspensão (quase quatro anos) e multa de R$ 300 mil.

Ricardo Bufolin/CBG

- Esse caso transcende o esporte brasileiro, é uma decisão histórica, exemplar, que exigiu apelo às leis internacionais. Esse caso não tem valores éticos, valores morais que regem o esporte. É triste acompanhar uma história dessas, mas ficamos satisfeitos com o resultado no tribunal - afirmou Alexandre Miranda, advogado das vítimas e do escritório CSMV Advogados.

Naquele primeiro julgamento, o que mais surpreendeu os advogados das vítimas foi Fernando Lopes não ter sido banido, mesmo com o fato de todas as denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes (todos ex-atletas dele) feitas no processo criminal terem sido incorporadas ao processo esportivo.

Entenda o caso 

O inquérito criminal foi aberto em junho de 2016, depois que a primeira denúncia-crime foi registrada por um menor de 12 anos, que era treinado por Fernando Lopes no Clube Mesc, de São Bernardo do Campo. Dois anos e dez meses depois, o caso segue aberto no Ministério Público e na Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente, de São Bernardo.

Fernando Lopes era técnico da seleção brasileira de ginástica artística e foi afastado pela Confederação Brasileira de Ginástica às vésperas da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, por causa da denúncia. À época, ela era o treinador de Diego Hypolito, que depois viria a conquistar uma medalha de prata no solo nos Jogos na capital fluminense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES